2013-06-282013-06-282007RIANI, J. L. R.; RIOS NETO, E. L. G. Análise do dividendo demográfico na matrícula escolar no Brasil numa abordagem hierárquica e hierárquica-espacial. Revista Brasileira de Estudos da População, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 5, jan./jun. 2007.0102-3098http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/54Esse artigo procura investigar os determinantes da matrícula escolar no Brasil, nos ensinos fundamental e médio, combinando duas tradições dos estudos educacionais. A primeira refere-se ao dividendo demográfico e a segunda aos estudos dos determinantes educacionais que utilizam o arcabouço teórico da Função de Produção Educacional. Somado a isso, busca-se incluir a dinâmica espacial na análise educacional, através da construção de uma metodologia alternativa, que combina os modelos hierárquico e espacial. Os principais resultados indicaram que uma menor pressão demográfica constitui um dos fatores contextuais mais importantes para a matrícula no fundamental. Já para o ensino médio, a disponibilidade de oferta educacional, representada pela razão professor/população em idade escolar, é o fator municipal mais relevante. Quando se considera o espaço na análise através do modelo hierárquico-espacial, observa-se que a razão de dependência e as demais variáveis contextuais das cidades vizinhas afetam a matrícula de determinado município.pt-BRopenAccessFunção de produção educacionalDividendo demográficoAnálise do dividendo demográfico na matrícula escolar no Brasil numa abordagem hierárquica e hierárquica-espacialAn analysis of the demographic dividend on school enrollment in Brazil a hierarchical and spatial-hierarchical approachArtigo10.1590/S0102-30982007000100006EducaçãoEscolaEnsinoPesquisa educacionalEducationSchoolTeachingEducational research