2024-09-102024-09-102023RIANI, J. L. R.; ASSIS, M. A. Os determinantes do fluxo escolar no ensino médio em Minas Gerais (Brasil). Cuadernos de Educación y Desarrollo, [s. l.], v. 15, n. 5, p. 4828–4854, 2023.1989-4155http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/4153Com o objetivo de suprir a falta de dados que permita estimar o fluxodos alunos entre as séries e ao mesmo tempo obter informações do indivíduo e da sua família, a Pesquisa por Amostra de Domicílios de Minas Gerais pesquisou a situação educacional de todos os entrevistados no ano anterior à pesquisa. A PAD-MG é uma pesquisa bianual, coordenada pela Fundação João Pinheiro, que possui informações sociodemográficas da população mineira, tais como saúde, educação, renda, trabalho entre outros. Assim, esse artigo tem o objetivo de estimar as taxas de fluxo do ensino médio para Minas Gerais entre os anos de 2012 e 2013. Em seguida, serão estimados os determinantes da promoção do ensino médio por meio de uma regressão logística binária. As variáveis explicativas consideram atributos individuais e variáveis relacionadas ao background familiar, como renda domiciliar per capita, status ocupacional, composição do domicílio e recebimento do Bolsa Família.pt-BRopen acessDesigualdades educacionaisFluxo escolarEnsino médioMinas GeraisOs determinantes do fluxo escolar no ensino médio em Minas Gerais (Brasil)The determinants of school flow in secondary education in Minas Gerais (Brazil)Artigo10.55905/cuadv15n5-050Educational inequalitiesSchool flowSecondary educationMinas GeraisAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil