2024-10-162024-10-162021BRAGA, D. S.; SARAIVA, Á. L. O PSPN na pauta das políticas públicas: disputas na arena política e construção da agenda educacional. Perspectivas em Políticas Públicas, [s. l.], v. 14, n. 27, p. 1-19, 2021.2236-045Xhttp://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/4206Este artigo analisa a emergência do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica–PSPN, nas discussões de políticas da valorização docente no Brasil. Para isso, à luz da teoria das arenas políticas de Lowi e da formação de agendas de Kingdon, faz uma discussão sobre os principais fatores, atores e o contexto político que levaram ao surgimento dessa pauta, assim como sua inclusão e permanência na agenda. Realizou-se uma reflexão sobre os referenciais teóricos escolhidos e uma análise documental da legislação educacional a fim de se compreender o lugar do piso nos quadros das políticas de valorização docente. Procurou-se evidenciar quais atores sociais incidiram na sua criação e de que forma se deu essa influência.pt-BRopen acessPolíticas públicasArenas políticasFormação da agendaRemuneração docentePSPNO PSPN na pauta das políticas públicas: disputas na arena política e construção da agenda educacionalThe PSPN as public policies: disputes in the political arena and construction of the educational agendaArtigoPublic policiesPolitical arenasAgenda formationTeacher remunerationPSPNAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil