2023-08-242023-08-242023AMORIM, M. A.; GOMES, A. L. A.; SALEJ, A. P. A condição docente dos professores da rede estadual de educação em Minas Gerais. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 28, p. 1-21, 2023.2447-5246http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3754O objetivo deste artigo éapresentaro resultado de umestudo de tipo estado do conhecimento sobre a condição docente dos professores designados da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (REE-MG). Na REE-MG, o instituto do contrato temporário constituiu-se em uma figura distinta, a designação. Instituída em 1990, a designação é um elemento determinante da dimensão objetiva da condição docente nessa rede de ensino. Às incertezas inerentes à temporalidade do contrato, somam-se as constantes mudanças jurídicas e gerenciais a ele relacionadas e a dimensão do fenômeno, que já chegou a atingir 75,5% dos professores em sala de aula. O histórico, o dimensionamento, a explicação e a medida dos impactos da designação são os desafios que vêm sendo enfrentados pelos pesquisadores, conforme o que foi concluído nesse estudo.Reverter o quadro observado, de modo a promover a melhoria da condição docente na REE-MG, cabe à administração pública e se trata de algo ainda mais desafiante do que compreendê-lo.pt-BRopenAcessCondição docenteRede estadual de educação de Minas GeraisContrato temporárioDesignaçãoEstado do conhecimentoA condição docente dos professores da rede estadual de educação em Minas GeraisTeaching conditions of assinged teachers in Minas Gerais education networkArtigoTeaching conditionPublic education network of Minas GeraisTemporary work contractAssignmentState of knowledge