2024-08-212024-08-212024ORNELAS, G. M.; LOPES, L. G. Impactos da "ideologia de gênero" no debate público brasileiro: análise da votação do plano estadual de educação de Pernambuco. Campo de Públicas: conexões e experiências, v. 3, n. 1, p. 149-162, jan./jun. 2024.2764-6009http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/4137O discurso da "ideologia de gênero" tem se configurado como uma questão central no cenário político brasileiro, agregando-se às forças católicas e evangélicas, os ultraliberais conservadores, entre outros atores sociais. Este artigo tem objetivo de descrever, sistematizar e interpretar as ideologias e as demandas dos grupos de interesse sobre o Plano Estadual de Educação (PEE) de Pernambuco e a Emenda Modificativa (EM) nº 4/2015, buscando identificar os atores sociais envolvidos no processo de votação na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). Conclui-se que o termo e o discurso da "ideologia de gênero" se configuram como uma estratégia discursiva para retomar e manter as ordens "cisheteropatriarcal", branca, racista, capitalista, colonial e autoritária que marcam a formação social e a política brasileira. O vínculo entre o neoliberalismo e o conservadorismo apresenta-se como um tipo de "contrato/aliança", concebida para assegurar a dominação e o controle. Além disso, o artigo conclama pela reflexão crítica sobre a atuação de alguns setores da bancada evangélica. Tais práticas, caracterizadas como antidemocráticas, clientelistas e patrimonialistas, buscam inserir valores morais e religiosos no Poder Legislativo, em contraposição aos interesses públicos e à efetivação de direitos humanos.14 p. : pdf.pt-BRopen accessGêneroDireitos humanosPlano de educaçãoPoder LegislativoBancada evangélicaImpactos da "ideologia de gênero" no debate público brasileiro : análise da votação do plano estadual de educação de PernambucoArtigoGêneroIdeologiaEducaçãoPoder legislativoGenderHuman rightsEducational planLegislatureEvangelical parliamentary frontCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA