2013-07-082013-07-082008COSTA, B. L. D.; DUARTE, V. C. Os efeitos do FUNDEF nas políticas educacionais dos municípios mineiros. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 48, p. 1-20, 2008.0102-4698http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/81Este artigo tem por objetivo discutir os efeitos do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF) sobre as políticas educacionais dos municípios de Minas Gerais. As análises estão balizadas em entrevistas realizadas com secretários municipais de educação de uma amostra de 22 municípios, entre novembro e dezembro de 2002. A análise leva em conta um conjunto de argumentos e hipóteses levantado pela literatura, o que inclui a tendência à busca de ganhos de escala e concentração de alunos e estabelecimentos; a possível melhora de remuneração e qualificação do corpo docente; o desenvolvimento de iniciativas de capacitação dos professores; a redução do uso dos recursos vinculados à educação para outros fins; o possível subinvestimento em educação infantil, ensino médio e educação de jovens e adultos, devido à sua exclusão do FUNDEF; e a possível insuficiência do valor de referência do Fundo.pt-BRopenAccessMunicipalizaçãoOs efeitos do FUNDEF nas políticas educacionais dos municípios mineirosArtigo10.1590/S0102-46982008000200008FUNDEFPolítica educacionalEnsino públicoMinas GeraisEducational policyPublic education