2024-05-212024-05-212024SOUZA, A. L.; GONÇALVES, C. C. S.; FARIA, D. M. C. P. Mercado de trabalho e gênero: a participação das mulheres nas atividades características do turismo. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 22, n. 1, 2024.1695-7121http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/4060A inserção das mulheres no mercado de trabalho foi marcada por paradoxos. De um lado esse processo ocorreu de maneira vertiginosa, entendido como fundamental para a emancipação feminina. Em contrapartida, ele foi tardio e estabelecido a partir da divisão sexual do trabalho, que imputa às mulheres o trabalho doméstico e generifica as atividades na esfera produtiva, de modo que essa inserção não modificou substancialmente as hierarquias de gênero. Com o objetivo de compreender a participação das mulheres no mercado de trabalho formal do turismo, para esta pesquisa foram utilizados dados secundários da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), referentes ao ano de 2019, empreendendo uma análise quantitativa que demonstrou que o setor não é feminizado, mas é claramente generificado, ou seja, com atividades e ocupações diferenciadas por gênero, resultando na feminização de tarefas associadas ao doméstico, que demandam qualidades tidas como inatas às mulheres e concentra-as em funções especificas, originando processos de segregação horizontal.pt-BRDivisão sexual do trabalhoGêneroMulheresTrabalhoTurismoMercado de trabalho e gênero: a participação das mulheres nas atividades características do turismoLabor market and gender: the participation of women in tourism characteristic activitiesArtigohttps://doi.org/10.25145/j.pasos.2024.22.004Sexual division of laborGenderWomenLabor marketTourismopen accessAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil