2024-05-212024-05-212022COSTA, B. L. D.; BRANDÃO, L. A resposta educacional dos municípios à Covid-19: diversidade, trajetória e desigualdades. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 27, n. 87, 2022.2236-5710http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/4062O artigo analisa as modalidades de respostas educacionais das redes municipais de educação diante da interdição, em virtude da pandemia de Covid-19, das atividades escolares presenciais, os padrões de resposta e, particularmente, em que medida as variações na qualidade e amplitude dessas estratégias tendem a reproduzir ou aprofundar as desigualdades educacionais existentes. O objetivo foi operacionalizado pela análise dos dados de resposta a questionários aplicados pelo censo educacional, agregadas em um indicador sintético. O comportamento do indicador foi analisado levando-se em conta o legado das políticas educacionais prévias – medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) municipal –, o contexto socioeconômico em que foram implementadas – o nível socioeconômico médio dos estudantes da rede –, a diversidade regional brasileira e o porte populacional dos municípios. Os resultados apontam que, de fato, nos municípios de nível socioeconômico mais alto e com trajetória educacional mais exitosa, as alternativas ao fechamento das escolas tenderam a ser mais abrangentes e diversificadas, sugerindo o risco de que esse seja mais um vetor de aprofundamento das desigualdades educacionais.pt-BRopen accessEducaçãoCovid-19DesigualdadeRedes municipaisCenso educacionalA resposta educacional dos municípios à Covid-19: diversidade, trajetória e desigualdadesMunicipalities’ educational response to COVID-19: diversity, course, and inequalitiesArtigohttps://doi.org/10.12660/cgpc.v27n87.86203EducactionCovid-19InequalityMunicipal school systemsEducational censusAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil