Navegando por Orientador "Freitas, Diego Roger Ramos"
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Item Desempenho escolar no programa de avaliação da alfabetização (PROALFA) em Minas Gerais: estudo de caso em duas escolas públicas de Belo Horizonte sob a perspectiva da eficácia da escola e do Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo (PIP/ATC)(2015) Oliveira, Felipe Campos de; Freitas, Diego Roger Ramos; Riani, Juliana de Lucena Ruas; Costa, Bruno Lazzarotti DinizTrata-se de pesquisa exploratória que visa identificar fatores e elementos importantes para a compreensão dos diferentes resultados alcançados por duas escolas públicas estaduais de Belo Horizonte no Proalfa. Verificou-se, preliminarmente, que se trata de escolas com semelhantes índices contextuais e características de seus respectivos alunados, como o sexo e raça dos estudantes, grau de complexidade e índice socioeconômico. Não sendo possível, com base nessas variáveis, identificar fator conclusivo acerca do porquê dos referidos resultados diferentes, desenvolveu-se estudo de caso no âmbito dessas escolas. A pesquisa foi feita sob a ótica dos processos internos escolares e do Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo (PIP/ATC). As categorias de análise foram estabelecidas com base na teoria da eficácia escolar e nos documentos da Secretaria de Educação de Minas Gerais. Há ciência de que o fenômeno estudado é multivariado e multicasual. Contudo, nos estreitos limites do trabalho, constatou-se, por meio da pesquisa bibliográfica, análise documental e da técnica de entrevistas semiestruturadas com diretores, supervisores pedagógicos e professores alfabetizadores das escolas, que três fatores são mais importantes para compreender a diferença entre elas, quais sejam: 1) liderança da escola, com destaque para o elemento da capacidade de a gestão escolar envolver-se tanto nas questões administrativas quanto nas questões pedagógicas; 2) infraestrutura e fatores externos à organização da escola, com destaque para a sensação de segurança no ambiente escolar; e 3) características do clima interno da escola, com destaque para os elementos existência de clima de ordem e expectativa dos profissionais da escola quanto ao desempenho futuro dos alunos.Item Fatores que levam à judicialização do fornecimento de medicamentos já abrangidos pelas assistência farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde/MG(2015) Rodrigues, Flávio Henrique Belo; Freitas, Diego Roger Ramos; Dufloth, Simone Cristina; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves daTrata-se de pesquisa exploratória que visa identificar os fatores que levam à judicialização dos medicamentos abrangidos pela Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Perfez-se pesquisa bibliográfica e documental, além de observação direta, para aprofundar a compreensão do funcionamento da Assistência Farmacêutica (AF/SES) e do processo de atendimento à judicialização da saúde no Estado. Uma vez contextualizado o objeto de estudo e identificados atores-chave, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com um Defensor Público, com o Superintendente da AF/SES, e com o Chefe do Núcleo de Atendimento à Judicialização da Saúde (NAJS/SES). Quatro fatores foram identificados: 1) vazios assistenciais decorrentes de desabastecimento de medicamentos e/ou falhas na logística de sua distribuição; 2) desconhecimento dos medicamentos padronizados; 3) óbices na via administrativa; e 4) "comodismo" por parte de determinados pacientes. O trabalho indica iniciativas frustradas e uma exitosa que fora adotada pela SES/MG no tocante à judicialização. E, ainda, aponta medidas que a SES/MG pretende implantar que podem atenuar o fenômeno em questão, como a reformulação do sítio institucional para melhor divulgação das listas oficiais de medicamentos ofertados pelo SUS e a regionalização das compras pela AF/SES. Uma vez identificados os supracitados fatores, ao final do trabalho, acena-se a necessidade de aprofundamento do estudo acerca dos mesmos e, também, de aspectos ligados aos processos internos do NAJS/SES e que podem ser, em seu conjunto, importantes para a sua atuação estratégica em face do fenômeno estudado.