Navegando por Orientador "Santos, Ester Carneiro do Couto"
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Item Fomento às startups como política pública de inovação: um estudo de caso do programa Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (SEED)(2019) Ferreira, Rayanne Coelho; Santos, Ester Carneiro do Couto; Rocha, Elisa Maria Pinto da; Guedes, Roger de MirandaO objetivo da pesquisa é analisar o funcionamento do programa SEED, que se trata de uma política de aceleração de startups promovida pelo governo de Minas Gerais desde 2013. Busca-se entender principalmente, o que é o programa, analisando sua metodologia e brevemente seu histórico, e discutindo a perspectiva dos participantes, enquanto gestores e enquanto startups. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, para a qual foram adotados os procedimentos técnicos de revisão bibliográfica, pesquisa documental e questionamento direto, via entrevistas semi estruturadas com cincos startups da quinta rodada e de três gestores que já fizeram parte da equipe. Em linhas gerais, observou-se que a construção de redes, as atividades de difusão, os checkpoints e o incentivo financeiro são vistos como os principais pontos positivos pelas startups. Enquanto a obrigatoriedade das horas de coworking, as mentorias, os conteúdos oferecidos, os perfis diferentes trabalhando juntos e o momento pós SEED, foram destacados como pontos de possíveis melhorias. O estudo também apontou dificuldades, por parte das startups, como o acesso a investimentos, questões regulatórias, escassez de mão de obra qualificada e baixa integração do ecossistema como um todo.Item Inovação na gestão pública: avanços e obstáculos de implementação do Programa Descomplicar(2015) Corrêa, Josiane Godoy Ferreira Cândido; Santos, Ester Carneiro do Couto; Souza, Nícia Raies Moreira de; Dufloth, Simone Cristina; Saraiva, Ágnez de LélisO objetivo desta pesquisa foi analisar a importância e a evolução das políticas de inovação institucional na gestão pública do Estado de Minas Gerais. Para isso, o estudo baseou-se nos relatórios anuais dos projetos de inovação, desenvolvidos no âmbito do Programa Descomplicar e nas entrevistas realizados com os gerentes destes projetos. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica e documental a respeito dos principais projetos de inovação na gestão pública que compõem o Programa Descomplicar. Esta pesquisa visou identificar os principais avanços alcançados e obstáculos enfrentados para implementação deste tipo de inovação no Estado. Ainda com esse propósito, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com os gerentes de projetos do Núcleo Central de Inovação e Modernização (NCIM). Os principais benefícios percebidos pela pesquisa dizem respeito às entregas dos projetos Minas Fácil e UAI. Enquanto, o principal obstáculo identificado para a execução deste Programa foi a cultura organizacional. Concluiu-se que os projetos trouxeram alguns avanços para o Estado e para a sociedade. Entretanto a continuidade do Programa mostrou-se dependente de vontade política, bem como do fortalecimento das políticas de recursos humanos, visando a redução da resistência às políticas propostas pelo referido Programa.Item Inovação tecnológica e o gasto governamental em P&D e C&T(2010) D'Ávila, Thiago Carvalho; Santos, Ester Carneiro do Couto; Rocha, Elisa Maria Pinto da; Leal Filho, Raimundo de SousaEste trabalho objetiva analisar como é realizado o gasto público, quantitativamente, em inovação tecnológica no Brasil sob um recorte estadual. Para tanto, houve um levantamento e tratamento de dados, que, em seguida, foram analisados estatisticamente segundo modelos de regressão estimados. Neste sentido, o presente estudo verificou a convergência absoluta dos dispêndios estaduais em C&T e P&D, além da concentração espacial dos recursos aplicados relativa à proximidade das unidades da federação com o estado de São Paulo. Além disso, discutiu-se a participação estatal no desenvolvimento de uma estrutura que permita geração de valor através da inovação e seu financiamento.Item As interações entre as produções científica e tecnológica de Minas Gerais e o investimento do governo do estado em CT&I no período de 2010-2019(2020) Rezende, Ana Clara Mendes; REZENDE, Ana Clara Mendes. As interações entre as produções científica e tecnológica de Minas Gerais e o investimento do governo do estado em CT&I no período de 2010-2019. 122 f. Monografia (Graduação em Administração Pública) – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2020; Santos, Ester Carneiro do Couto; Moraes, Leonardo Barbosa de; Câmara, Mauro AraújoOs sistemas de inovação (SIs) possuem um papel chave para o desenvolvimento econômico dos países menos desenvolvidos e os indicadores de produção de ciência e de tecnologia têm sido utilizados para mensurar o grau de sofisticação e maturidade desses sistemas. O presente trabalho possui um duplo objetivo: analisar comparativamente as trajetórias das produções científicas e tecnológicas de Minas Gerais, das outras unidades da federação brasileiras e do Brasil, bem como contrastá-las com as dos países desenvolvidos, representados pelas estatísticas estadunidenses; e avaliar a postura do governo do estado de Minas Gerais, nos últimos anos, em relação ao SI mineiro, sob a ótica do investimento público total em CT&I e em projetos de pesquisa. Os resultados mostram que os sistemas estaduais de inovação brasileiros, apesar das desigualdades, possuem um nível intermediário de sofisticação, no qual a produção de ciência não se traduz em produção de tecnologia, assim como ocorre com o SI brasileiro. Mostram também que esses estados e o Brasil como um todo estão estagnados em termos de produção de C&T quando comparados aos Estados Unidos, não sendo possível identificar, então, um processo de catch up. Os resultados apontam ainda para uma distância dos estados em relação ao nível limiar de produção científica que separa os SIs dos países desenvolvidos dos demais, uma das causas do fenômeno da armadilha da renda média, com a qual nosso país e suas unidades federativas têm sofrido há décadas. Especificamente sobre Minas Gerais, a análise feita pelo trabalho mostra que o estado possui um nível intermediário de produção de C&T por milhão de habitantes quando comparado aos demais, tendo sido ultrapassado por alguns deles nos últimos anos. Foi possível relacionar esse desempenho com a constatada redução do investimento público estadual geral em CT&I e também nos projetos de pesquisa financiados pela Fapemig, uma vez que os resultados dessa pesquisa indicam que ambos caíram consideravelmente ao longo da última década, uma realidade que precisa ser revertida em nome do catching up mineiro e brasileiro.Item Projeto GES - Gestão Estratégica de Suprimentos: um estudo do modelo de gestão da aquisição de serviço de transporte por veículos leves(2010) Quirino, Fernando Gustavo da Silva; Santos, Ester Carneiro do Couto; Caixeta, Giovanni José; Queiroz, Jaime Augusto FreitasO presente trabalho tem por objetivo estudar e comparar possíveis modelos de gestão da aquisição de veículos leves, comparando os prováveis modelos de aquisição do serviço de transporte, avaliando sua aplicabilidade no contexto da administração pública. Delimitamse os veículos de tal porte que tenham como finalidade o uso administrativo. O estudo é uma pesquisa de metodologia hipotético-dedutiva. As bases teóricas expostas passam pela metodologia que o Estado utiliza para aquisição de bens e serviços de modo geral no Estado de Minas Gerais. A seguir, mostra-se então o paradigma de Custo Total de Propriedade (TCO), base para processo comparativo desenvolvido nesse trabalho acadêmico. Nesse sentido, BOWERSOX, CLOSS e COOPER (2007) e BAILY et. al. (2000) apontam para a importância de se considerar não apenas o custo direto da aquisição de um bem ou serviço, mas também de sua vida útil e seus impactos na organização. Focalizando a discussão, aprofunda-se na temática de gestão de serviços de transporte expondo os itens de custo de transporte e possíveis modalidades de contratação desse tipo de serviço. As possibilidades estudadas foram: veículo próprio, locação sem motorista e sem combustível (tipo 1), locação com motorista e combustível (tipo 2) e táxi. Após a análise, concluiu-se que a mais vantajosa financeiramente é a locação tipo 1, o que aponta para uma mudança geral na política de aquisição de veículos.