Navegando por Autor "Asgary, Nader"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Identification of knowledge enablers for survival and development strategies: a case study at Brazilian electrical sector(2023) Carvalho, Sérgio Geraldo da Fonseca; Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo de; Jeunon, Ester Eliane; Dufloth, Simone Cristina; Asgary, NaderObjetivo: Identificar e analisar os capacitadores do conhecimento e as estratégias de sobrevivência e avanço utilizadas numa empresa do setor elétrico brasileiro - CEMIG, para a sua competitividade. A Cemig é uma concessionária estatal do setor elétrico brasileiro. Relevância/originalidade: Foi realizado um diagnóstico importante sobre o uso do conhecimento em empresa do setor elétrico brasileiro com foco nas estratégias de sobrevivência e avanço para sua competitividade. Não foram identificadas pesquisas acadêmicas similares no setor elétrico brasileiro. Metodologia/abordagem: realizado estudo de caso descritivo, com abordagens quantitativa e qualitativa. Os dados coletados foram analisados à luz do modelo teórico de Von Krogh, Ichijo e Nonaka (2001). A unidade de análise foi a CEMIG e a população foi constituída pelos seus gestores. Principais resultados: Todos os capacitadores foram identificados na organização. Os capacitadores 2 - "gerenciar as conversas" e 4 - "criar o contexto capacitante" mostraram contribuições importantes para a competitividade, sendo considerados os pontos fortes. Os outros capacitores apareceram de forma parcial, sendo considerados oportunidades de melhoria. As estratégias da organização estão focadas, tanto com a sobrevivência quanto no avanço. Contribuições teóricas/metodológicas: ampliação do debate sobre o uso dos Capacitadores do Conhecimento e das Estratégias de Sobrevivência e Avanço para a competitividade das empresas, possibilitando novos estudos na área. Contribuições sociais/para a gestão: Para a CEMIG, um maior conhecimento acerca de sua realidade organizacional e estratégica. Para o autor, uma clareza sobre a área de gestão do conhecimento e como utilizar este conhecimento como diferenciação competitiva em cenários de sobrevivência e avanço das empresas.