Navegando por Autor "Carvalho, Selma"
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Item Os bens de informação e o problema da primeira cópia(2004) Carvalho, SelmaO artigo apresenta um ensaio teórico de caráter exploratório dos bens de informação, categoria de produtos intensivos em informação, que uma vez digitalizados, podem ser dissociados das embalagens físicas nas quais são entregues, o que torna os custos marginais desprezíveis graças às mudanças na sua estrutura de custos de produção e distribuição eletrônica. A partir da compreensão das especificidades da estrutura de custos dos bens de informação, apresenta-se o chamado “problema da primeira cópia”, que anuncia a existência de custos desprezíveis de produção de cópias adicionais uma vez que a cópia original tenha sido produzida. Finalmente, é colocada uma importante implicação para as firmas decorrente do problema da primeira cópia: a tradicional formação de preços com base em custos se torna inadequada, o que requer novas práticas organizacionais.Item Consciência ambiental: um estudo exploratório sobre suas implicações para o ensino de administração(2009) Dias, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves; Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa; Carvalho, Selma; Silva, Hermes Moretti Ribeiro daVários são os apelos para se introduzirem as discussões ambientais nos conteúdos programáticos dos cursos de graduação em Administração. A educação ambiental é vista como um elemento indispensável para a transformação da consciência dos alunos. O objetivo do estudo foi caracterizar a dimensão ambiental do comportamento de futuros administradores e explorar condições, desafios e perspectivas para a ampliação da formação socioambiental nos projetos pedagógicos da escola de gestão analisada. Foram aplicados questionários de mensuração do comportamento ambiental numa amostra de 341 graduandos em Administração de uma instituição de ensino superior de São Paulo, que tiveram formação em meio ambiente ao longo de sua trajetória educacional. Procedeu-se à construção de um modelo fatorial e à aglomeração dos dados por meio de uma análise de conglomerados. Pelos dados analisados, pode-se considerar que a formação e o avanço da consciência ambiental ainda representam grandes desafios para essa escola de gestão, exigindo um profundo repensar dos métodos de ensino em Administração.