Navegando por Autor "Duarte, Vanda Catarina"
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Item Os efeitos do FUNDEF nas políticas educacionais dos municípios mineiros(2008) Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; Duarte, Vanda CatarinaEste artigo tem por objetivo discutir os efeitos do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF) sobre as políticas educacionais dos municípios de Minas Gerais. As análises estão balizadas em entrevistas realizadas com secretários municipais de educação de uma amostra de 22 municípios, entre novembro e dezembro de 2002. A análise leva em conta um conjunto de argumentos e hipóteses levantado pela literatura, o que inclui a tendência à busca de ganhos de escala e concentração de alunos e estabelecimentos; a possível melhora de remuneração e qualificação do corpo docente; o desenvolvimento de iniciativas de capacitação dos professores; a redução do uso dos recursos vinculados à educação para outros fins; o possível subinvestimento em educação infantil, ensino médio e educação de jovens e adultos, devido à sua exclusão do FUNDEF; e a possível insuficiência do valor de referência do Fundo.Item A gestão da escola pública de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças(2003) Leite, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira; Duarte, Vanda CatarinaA evolução do sistema educacional nos países ocidentais, ao longo das últimas quatro décadas, caracteriza-se pela tendência à universalização do ensino fundamental. No Brasil, o principal objetivo das mudanças verificadas a partir dos anos noventa é a tentativa de corrigir, mesmo que parcialmente, o padrão histórico de exclusão, de desigualdades e de baixos níveis de eficácia do sistema escolar público. A Constituição de 1988 e as recentes alterações nas legislação nacional - promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996) e a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e de Valorização do Magistério (FUNDEF,1997) - redimensionaram as diretrizes norteadoras das políticas públicas direcionadas ao ensino fundamental no país, através de propostas voltadas para a democratização e a valorização da escola pública. A nova legislação institucionalizou aaceitação da diversidade socioeconômica e cultural das crianças e o pluralismo de concepções pedagógicas. O objetivo deste trabalho é analisar como as instituições públicas de ensino fundamental estão se adequando para lidar com a diversidade socioeconômica e cultural dos alunos, a partir do novo modelo de gestão escolar instituído pela legislação vigente, e como tem ocorrido o atendimento às crianças provenientes de famílias de situação desfavorável e que apresentam dificuldades de aprendizagem.Item Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para melhoria da qualidade do ensino fundamental(2005) Veiga, Laura da; Leite, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira; Duarte, Vanda CatarinaO objetivo desse artigo é discutir a capacitação docente em relação ao desempenho escolar do aluno e ao contexto da diversidade socioeconômica instaurada nas escolas a partir da década de 90. O problema de pesquisa foi o seguinte: qual a importância da capacitação no desempenho dos docentes para melhorar o rendimento escolar dos alunos dos municípios de Januária e Montes Claros? Os dados foram coletados, nesses municípios, entre outubro de 1999 e fevereiro de 2000 e se referem à situação socioeconômica das famílias das crianças matriculadas nas escolas da amostra, ao perfil do professorado e ao apoio pedagógico disponível nas escolas. A amostra foi composta por seis escolas em cada município (três da rede estadual e três da rede municipal), totalizando 12 escolas. A análise da capacitação está baseada no tipo de treinamento oferecido aos professores da rede pública por meio de programas implementados nos estados de Minas Gerais e São Paulo no período 1996-1998. A principal conclusão é que a capacitação na forma como tem sido oferecida não tem contribuído efetivamente para desenvolver as competências demandadas dos docentes para apoiar crianças oriundas de ambientes familiares desfavoráveis aos desafios da escolarização.