Navegando por Autor "Paes, Fernanda Sampaio"
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Item Mudança organizacional: um estudo de caso sobre a implementação do redesenho do processo de compras da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES(2009) Paes, Fernanda Sampaio; Silveira, Mauro César da; Carneiro, RicardoA mudança organizacional desde a década de 80 vem sendo constantemente discutida pela literatura, uma vez que se tornou algo presente na realidade das organizações, sejam elas públicas ou privadas e por influenciar diretamente os resultados destas. Levando em conta a importância do tema, este trabalho apresenta uma análise da implementação da mudança no processo de compras da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES). O trabalho tem como principal objetivo analisar o processo de implementação do fluxo de compras da SES, destacando quais os passos utilizados nesta implementação e confrontá-los com o que vem sendo apontado de forma recorrente na literatura como fatores críticos de sucesso aos processos de mudança, como a questão da liderança, da comunicação, resistência, etc. Os dados obtidos para o estudo realizado foram alcançados por meio de entrevista com pessoas envolvidas de diferentes formas no processo de mudança, bem como em observação direta. Referenciou-se o estudo também em alguns materiais obtidos junto à secretaria e à empresa de consultoria contratada, como planilhas, apresentações, etc., e também materiais retirados do próprio site da SES. Neste sentido, o estudo mostrou que o processo de mudança em andamento na SES teve alguns pontos positivos e algumas falhas que indicam que alguns fatores críticos de sucesso não foram devidamente acompanhados. Pelo estudo ficou claro que houve ações desenvolvidas no decorrer do processo de implementação que não eram do conhecimento de todos os envolvidos, isso demonstra uma falha na comunicação que acabou sendo negligenciada em alguns momentos. Além da comunicação, outro fator que se mostrou crítico, foi a falta de interfuncionalidade entre as áreas, o que segundo a literatura é um dificultador para formação de uma equipe de transformação coesa e envolvida. A cultura da gestão da mudança parece não fazer parte do cotidiano da SES, uma vez que o modelo adotado nesta mudança foi introduzido pela consultoria contratada e em diversos momentos não foi seguido pelos agentes do processo, no entanto, a hipótese construída neste estudo de que, em regra, no setor público não há um processo de gestão de mudança, o que deve ser melhor estudado em futuros trabalhos. A liderança, ao contrário, foi positiva e atuou de forma efetiva fazendo com que a implementação da mudança progredisse de forma mais ágil e diminuindo a resistência dos funcionários.Item Mudança organizacional: um estudo de caso sobre a implementação do redesenho do processo de compras na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais(2012) Paes, Fernanda Sampaio; Silveira, Mauro César da; Oliveira, Kamila Pagel de; Moraes, Carlos Eduardo SimõesA mudança organizacional desde a década de 80 vem sendo constantemente discutida pela literatura, uma vez que se tornou algo presente na realidade das organizações, sejam elas públicas ou privadas e por influenciar diretamente seus resultados. Levando em conta a importância do tema e a escassez de literatura e estudos de caso acerca do tema sob a ótica da administração pública, este trabalho apresenta uma análise da implementação da mudança no processo de compras da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), destacando quais passos foram utilizados nesta implementação e confrontando-os com o que vem sendo apontado de forma recorrente na literatura como fatores críticos de sucesso aos processos de mudança. Ponderando também as adaptações necessárias do modelo gerencial quando aplicado no âmbito estatal. Os dados obtidos para o estudo realizado foram alcançados por meio de entrevistas semi-estruturas com pessoas envolvidas diretamente no processo de mudança, bem como em observação direta e em uma revisão bibliográfica. Pelo estudo ficou claro que houve ações desenvolvidas no decorrer do processo de implementação que não eram do conhecimento de todos os envolvidos, o que demonstra uma falha na comunicação. Outro fator que se mostrou crítico foi a falta de interfuncionalidade entre as áreas. Contudo, a liderança, ao contrário, foi positiva e atuou de forma efetiva fazendo com que a implementação da mudança progredisse de forma mais ágil e diminuindo a resistência dos funcionários. Por fim, conclui-se que a mudança foi favorável, mas imperioso é o constante desenvolvimento da cultura organizacional acerca do tema.