Navegando por Autor "Pinto, Marcelo de Rezende"
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Item Caracterização de perfis de consumidores quanto à disposição de adoção de produtos e serviços baseados em tecnologia a partir da utilização do método de Grade of Membership (GOM)(2007) Pereira, Danielle Ramos de Miranda; Pinto, Marcelo de Rezende; Santos, Leonardo Lemos da SilveiraDiante do constante avanço das tecnologias atuais, bem como da notável emergência de novas tecnologias, um dos desafios fundamentais para as empresas que pretendem desenvolver produtos e serviços baseados em tecnologia é assegurar a adoção e a satisfação por parte dos consumidores. À despeito de sua importância, percebe-se que existem ainda poucas investigações que contemplam essa temática no contexto brasileiro. Sendo assim, este trabalho procurou investigar o quão prontos os consumidores brasileiros estão para adotarem e usarem efetivamente novas tecnologias no trabalho e em casa, delineando perfis diferenciados de comportamentos. A pesquisa que envolveu 298 consumidores foi baseada em estudos de Parasuraman (2000) e Parasuraman & Colby (2002) e na escala desenvolvida por esses autores que foi devidamente avaliada e adaptada ao contexto brasileiro por Souza & Luce (2003). Os dados foram analisados com a utilização de uma metodologia que utiliza a Teoria de Conjuntos Nebulosos (Fuzzys) denominada Grade of Membership (GOM). Os resultados indicaram a caracterização de três perfis de respondentes - baixo, médio e alto – com relação à disposição de adoção de produtos e serviços baseados em tecnologia. Concluiu-se que os resultados da pesquisa podem ser relevantes para organizações de vários portes e tipos que atualmente enfrentam ou enfrentarão questões ligadas à tecnologia no oferecimento de seus produtos e serviços e nas suas interações com os clientes. Ademais, no tocante ao método de Grade of Membership (GoM), pode-se afirmar que ele traz contribuições importantes para os pesquisadores da área de Marketing, uma vez que representa um avanço das técnicas normalmente utilizadas para a identificação de perfis ou segmentos de consumidores.Item A construção de significados ao curso de graduação em Administração pelos alunos de alta e de baixa renda(2015) Pinto, Marcelo de Rezende; Leão, Marcos Eugênio Vale; Leite, Ramon Silva; Pereira, Danielle Ramos de MirandaEste artigo relata resultados de uma pesquisa empírica empreendida em uma amostra de 368 alunos do curso de Administração matriculados em cinco instituições privadas de uma capital brasileira. O objetivo foi analisar as diferenças de percepções dos alunos de alta e baixa renda do curso de Administração no que tange às seguintes questões: os elementos culturais e simbólicos envolvendo o ensino superior, a relevância que o ensino superior ocupa nas prioridades de consumo e a influência no comportamento de consumo dos alunos, a adequação do curso à sua realidade e os benefícios esperados pelo ingresso no curso de graduação. Os dados foram analisados por meio de técnicas estatísticas como o Grade of Membership (GoM) e teste t. Os resultados, que foram confrontados com o referencial teórico atinente ao consumo em uma perspectiva cultural e simbólica, sinalizaram que existe diferença de construção de significados entre os estratos de alunos.Item Educação, desenvolvimento humano e qualidade da educação(2009) Pereira, Danielle Ramos de Miranda; Pinto, Marcelo de RezendeEste estudo busca investigar em que medida a educação, mais especificamente a qualidade da educação,é um importante aspecto do desenvolvimento e está associada às outras dimensões da vida humana. Para verificar essas associações foi calculada a correlação de Pearson entre a qualidade da educação dos municípios mineiros,mensurada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e cada uma das demais dimensões dodesenvolvimento humano, medidas de acordo com o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS). Observou-se que o fato da qualidade na educação estar associada às demais dimensões do desenvolvimento pode significar que esse aspecto da educação, além de uma potencial causa da melhoria de outras dimensões do desenvolvimento,sofre um possível efeito de políticas voltadas para as demais dimensões do desenvolvimento.Item Fatores sociais, econômicos e demográficos associados à geração de lixo domiciliar na cidade de Belo Horizonte(2012) Pinto, Marcelo de Rezende; Pereira, Danielle Ramos de Miranda; Freitas, Rodrigo Cassimiro de FreitasCom o advento da Revolução Industrial, a capacidade crescente de geração de novos produtos, combinada com o crescimento populacional e a urbanização, provocou um aumento considerável na geração de resíduos que se tornou um dos grandes problemas de gerenciamento urbano dos tempos modernos. Assim, surgiu o interesse em conduzir um estudo, cujo objetivo consiste em identificar os fatores sociais, econômicos e demográficos associados à geração de resíduos sólidos na cidade de Belo Horizonte. Para isso, foram utilizados os dados sobre a quantidade de resíduos sólidos gerada em Belo Horizonte, de acordo com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), relativos ao ano de 2000, os dados provenientes do Censo Demográfico de 2000, publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os dados do IQVU (Índice de Qualidade de Vida Urbana) do ano de 2000, calculados pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Belo Horizonte. O método adotado para identificação dos fatores associados à geração de resíduos sólidos foi o dos Modelos Lineares de Regressão Múltipla. Os resultados mostram que o IQVU e o número de moradores são as variáveis que mais impactam a geração de resíduos sólidos no município de Belo Horizonte, ainda que exista alguma influência de variáveis tais como sexo, raça/cor, idade e renda do responsável pelo domicílio e tipo de esgotamento sanitário. Espera-se que os resultados possam auxiliar na obtenção de subsídios para o entendimento de questões essenciais para a formulação de políticas públicas de controle da geração de lixo pelas administrações municipais.Item A importância do entendimento dos indicadores na tomada de decisão de gestores públicos(2012) Pereira, Danielle Ramos de Miranda; Pinto, Marcelo de RezendeNa literatura, existe concordância sobre a relação entre educação e desenvolvimento nos seus diversos sentidos. A partir dessa premissa, o artigo pretende examinar a diferença na rela-ção entre desenvolvimento econômico (expresso em termos de renda) e educação, por meio das dimensões “renda e educação” de dois índices de desenvolvimento: o IDHM e o IMRS.Essadiferença foi estudada em relação às 10 regiões administrativas de Minas Gerais, exemplificandocomo a decisão dos gestores públicos pode ser influenciada pela seleção de diferentes indicadores, utilizados na formulação ou na avaliação das políticas públicas. Os resultados apontam que, no IMRS, a relação entre renda e educação pode não ter sido significativa ou ter sido menos intensa que a encontrada, quando se toma como referência o IDHM. Isso pode significar que a dimensão“educação”, nos indicadores, precisa incorporar, além das questões de acesso, aquelas relacionadas à qualidade da educação e aos recursos disponíveis.Item Investigando o consumo de lazer por idosos(2015) Pinto, Marcelo de Rezende; Pereira, Danielle Ramos de MirandaA partir da constatação de que ainda são incipientes os estudos que buscam investigar a perspectiva cultural do consumo, atrelada à percepção de que pouco se pesquisou sobre o consumo de lazer de consumidores da terceira idade, o artigo tem por objetivo geral apresentar resultados de uma pesquisa empírica cujo objetivo foi investigar como as experiências de consumo nas atividades de lazer por indivíduos da terceira idade interagem com o sistema cultural e simbólico envolvido no fluxo da vida social cotidiana. Para se atingir esses objetivos, adotou-se uma perspectiva interpretativa de investigação, a partir de uma abordagem etnográfica. Os resultados parecem indicar que os processos sociais, desde a construção de relacionamentos entre familiares, amigos e vizinhos até a construção de redes de convivência com integrantes dos clubes de terceira constituem-se os principais processos presentes nas atividades de lazer desses indivíduos.Item Perfil das condições de saúde das capitais brasileiras na perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)(2009) Pereira, Danielle Ramos de Miranda; Pinto, Marcelo de Rezende; Ferreira, Álida Rosária Silva; Ferreira, Rodrigo NunesNo contexto atual, o uso de indicadores sociais na avaliação das políticas públicas tem-se tornado cada vez maior. Os indicadores sociais também têm sido implementados no acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), projeto da Organização das Nações Unidas(ONU) em que vários países, inclusive o Brasil, firmaram um pacto para tornar o mundo menos desigual. Sendo assim, para avaliar o cumprimento das metas estabelecidas nos ODM, este artigo pretende delinear perfis das capitais brasileiras quanto às condições de saúde, sob a perspectiva dos ODM, a fim de contribuir para a formulação e avaliação de políticas públicas e indicar um caminho para a escolha de indicadores importantes de serem monitorados. Foram delineados perfis, com a adoção do método Grade of Membership, quanto à saúde nas capitais brasileiras. Perante os resultados obtidos, pode-se dizer que as condições de saúde nas capitais brasileiras apresentam forte viés regional.Item A Teoria da Resposta ao Item: possíveis contribuições aos estudos em marketing(2011) Pereira, Danielle Ramos de Miranda; Pinto, Marcelo de RezendeA constatação da ampla utilização de escalas multidimensionais por parte dos pesquisadores da área de marketing motivou a elaboração de um artigo com o propósito de discutir a aplicação da Teoria da Resposta ao Item (TRI), bem como apresentar a essa área um método que tem se mostrado bastante eficaz na estimação de construtos comportamentais. Sendo assim, o artigo apresenta uma discussão sobre a TRI, ressaltando seus avanços em relação à Teoria Clássica do Teste (TCT) e suas aplicações tradicionais no campo da psicometria e da avaliação educacional. Para verificar sua aplicabilidade nos estudos de marketing, julgou-se adequado conduzir uma aplicação prática da TRI em um estudo envolvendo uma escala já bastante utilizada pelos pesquisadores – a de orientação de mercado (Escala MkTor) proposta por Narver e Slater (1990). Os resultados da aplicação demonstraram que, embora o modelo da TRI proposto possa ser considerado satisfatório para a aplicação no contexto da Orientação para o Mercado, existem muitos desafios a serem enfrentados por novos estudos como a construção de uma escala com interpretação prática, indicando o que significa para uma empresa possuir um nível de maturidade associado a um determinado construto. As considerações finais ressaltam que a grande contribuição do artigo aos estudos em marketing é a apresentação de um método alternativo para estimar de forma mais apurada os construtos e avaliar a qualidade dos itens das escalas.