GRUPO DE PESQUISA "ESTATÍSTICAS PÚBLICAS" (EstatPublicas)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando GRUPO DE PESQUISA "ESTATÍSTICAS PÚBLICAS" (EstatPublicas) por Palavra-chave "Ciência, tecnologia e inovação (CT&I)"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Panorama evolutivo dos indicadores de Ciência, tecnologia e inovação (CT&I) de Minas Gerais de 2000 a 2020(2023) Santos, Ester Carneiro do CoutoO presente trabalho discute alguns dos principais indicadores disponíveis que buscam caracterizar o sistema mineiro de inovação considerando o período de 2000 a 2020, ou dados mais recentes. Como principais resultados tem-se um cenário misto no período analisado, com quedas nos investimentos públicos e privados em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em educação superior, bem como redução das taxas de inovação das empresas mineiras. Os riscos da inovação, associado aos seus elevados custos e à escassez de fontes apropriadas de financiamento, são os principais obstáculos à inovação levantados pelas empresas mineiras. Por outro lado, os dados apontam para um aumento das taxas de patenteamento de novas tecnologias no estado, colocando Minas Gerais como o segundo maior depositante de patentes em 2019; as universidades têm aumentado sua contribuição para esse aumento do depósito de novas patentes, além de ter ampliado sua produção de artigos científicos em campos como engenharia, física e ciências médicas. Também tem sido observada uma ampliação sutil das atividades de cooperação entre universidades e empresas no estado. Contudo, assim como o sistema brasileiro de inovação, o sistema estadual apresenta alguns desafios, pois, apesar de gerar novas tecnologias e alguma produção científica, não consegue retroalimentar o processo e gerar adequadamente mais dinamismo econômico. Conhecer o quadro atual por meio de indicadores é um passo necessário e permite que se observem/discutam oportunidades para o fortalecimento, investimento e articulação entre os diversos atores que fazem parte desse sistema.