CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA E POLÍTICAS PÚBLICAS (CEGEPP)
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Navegando CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA E POLÍTICAS PÚBLICAS (CEGEPP) por Palavra-chave "Corpo de Bombeiros Militar"
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Item Atividades correcionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais: estudo sobre a viabilidade de se incluir estratégias relativas às atividades correcionais no Planejamento Estratégico da Corporação(2018) Miranda, Adriano Marcos; Lima, Marcus José TibúrcioEste trabalho se propôs a estudar as atividades co rrecionais desenvolvidas no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais , consoante aos públicos relevantes e interno, e a viabilidade de sua inclusão no Plano de Comando 2015 2026 Para a realização desta pesquisa foram analisados os conhecimentos teóricos s obre o planejamento estratégico e sua aplicação nas organizações, confrontando com as atividades correcionais executadas pelo CBMMG a fim de verificar a coerência de se considera las no planejamento estratégico da Instituição. Como conclusão sinaliza se qu e é oportuno inserir as atividades correcionais no Plano de Comando 2015 2026, principalmente considerando se que os pilares que sustentam as corporações militares são os princípios éticos da disciplina e da hierarquia.Item Estudo da necessidade de ações básicas voltadas à prevenção de ilícitos administrativos no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais(2018-10-08) Tóffoli, Júlio César; Lima, Marcus José TibúrcioO presente estudo trata de apontamentos sobre a administração pública e o controle interno no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A pesquisa realiza uma breve revisão legal e doutrinária acerca das normas que direcionam a atuação da administração pública, seus princípios, poderes e deveres com ênfase na gestão voltada para uma maior eficiência e otimização dos recursos públicos. Investiga a necessidade de se implementar ações básicas orientadas à prevenção de ilícitos administrativos e integridade pública, tendo em vista que diante de irregularidades surge o poder-dever da administração de apurar as faltas e imputar responsabilidades por meio do devido processo legal. As diversas modalidades dos processos administrativos representam uma metodologia burocrática que apesar de buscar a preservação das garantias Constitucionais, se torna dispendiosa ao Erário. Posteriormente estuda a tendência mundial e brasileira de valorização das ações preventivas distribuídas no arcabouço da legislação atinente a atuação da administração pública e específica do Corpo de Bombeiros no cumprimento da sua missão Constitucional. Por fim, buscou-se demonstrar a atuação das Controladorias da União e de Minas Gerais na gestão pública, com incentivo à promoção, fortalecimento e desenvolvimento de mecanismos necessários a prevenir, detectar e reprimir a corrupção, sempre com vistas a implementação de ações de caráter preventivo em detrimento às ações restaurativas. Concluindo pela importância de utilizar o controle interno como meio de prevenção das irregularidades administrativas através de ações coordenadas e planejadas no âmbito da Corporação para disseminar a cultura da licitude, transparência, otimização dos recursos e eficiência na prestação de serviços públicos.Item A implantação da centralização do teleatendimento de emergências no 6º Comando Operacional de Bombeiros (6ºCOB): um estudo com base no modelo adotado pelo Comando de Policiamento do Interior Um (CPI-1) da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP)(2018) Silva, Edirlei Viana da; Veloso, Henrique Maia; Costa, Lucioney Rômulo da; Dufloth, Simone CristinaEste trabalho pesquisou a reestruturação administrativa das atuais salas de operações e teleatendimentos 193 do interior de Minas Gerais, mais especificamente no 6º Comando Operacional de Bombeiros (6º COB), de forma a racionalizar os recursos humanos e materiais empregados, além de imprimir qualidade ao processo por meio da padronização e especialização dos teleatendentes. O estudo se baseia na centralização gradual das atuais salas de operações, em torno de uma estrutura denominada Centro de Operações Bombeiro Militar localizada em fração de maior escalão, que possa canalizar e gerir todas as chamadas emergenciais de suas frações subordinadas. A pesquisa teve por objetivo conhecer os principais fatores que podem restringir e/ou facilitar a implantação da centralização do teleatendimento de emergências no 6º COB, com base no modelo levado a efeito pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, mais especificamente no Comando de Policiamento do Interior Um (CPI-1), sediado no município de São José dos Campos/SP. O estudo se ambienta na demonstração do teleatendimento 193 descentralizado, praticado no 6º COB e do modelo centralizado de teleatendimento de emergências levado a efeito pelo CPI-1. A metodologia utilizada caracteriza-se como descritiva, moldando-se a um estudo de caso, com ênfase predominantemente qualitativa. Os procedimentos técnicos utilizados foram a documentação indireta, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, e a documentação direta, através da pesquisa de campo. Foram entrevistados, no 6º COB, os comandantes de Companhia Bombeiro Militar, o chefe da seção de logística e o próprio coronel comandante do 6º COB. No CPI-1 foram entrevistados os chefes dos Centros de Operações da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar, teleatendente e despachador de ocorrências e o coronel comandante do CPI-1. Foi ainda analisada uma fração descentralizada do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo. Também foi entrevistado o chefe da Subdiretoria de Tecnologia e Sistemas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Verificou-se que os fatores facilitadores para a implantação da centralização do teleatendimento no 6º COB se sobrepõem aos dificultadores. Destacaram-se como restritores: a amplitude geográfica do 6º COB e a predominância do relevo montanhoso, que dificulta a comunicação via rede de rádio; além do contingenciamento de recursos do Estado, frente à necessidade de investimentos em espaço físico, mobiliário e equipamentos de telecomunicação e informática. Como facilitadores destacaram-se: a existência de um modelo bem sucedido de teleatendimento centralizado no CPI-1; apoio do comandante do 6º COB; atual padrozinação de software entre as instituições de segurança pública, em Minas Gerais; possibilidade de integração e estabelecimento de convênios de cooperação entre as diversas agências; incentivo governamental do modelo de gestão do Estado em Rede; a previsão, na estrutura organizacional do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, em Varginha, de um Centro Integrado de Atendimento e Despacho; a existência de uma central regional de teleatendimento e triagem de ocorrências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), também em Varginha; e a possibilidade de atuação de um médico regulador do SAMU nos acionamentos de atendimento pré-hospitalar, via 193.Item Inclusão das pessoas com deficiência auditiva no acionamento do serviço de urgência e emergência do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em Uberlândia/MG(2018) Leão, Leonardo Teixeira; Rodríguez, Demétrius MartinsO objetivo deste trabalho é investigar as questões relacionadas à acessibilidade da comunidade surda aos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais na cidade de Uberlândia, mais especificamente no que tange ao acionamento dos serviços de urgência e emergência via telefone convencional através do tri-dígito 193. Trata-se de pesquisa do tipo exploratória, onde se procurou averiguar a percepção da comunidade surda quanto à qualidade dos serviços a ela prestados pela Corporação, bem como se as tecnologias de hoje facilitam a vida dessas pessoas. Os resultados obtidos permitiram concluir que atualmente o Corpo de Bombeiros Militar apresenta limitações nas condições de atendimento a esta parcela da população e necessita investir na adequação dos seus recursos operacionais com vista à promoção da sua acessibilidade e inclusão no contexto social, possibilitando o acesso de cada cidadão surdo aos seus serviços de forma livre e independente.