Navegando por Palavra-chave "Bullying"
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Item Bullying nas escolas públicas e privadas: os efeitos de gênero, raça e nível socioeconômico(USP, 2024) Silva, Cíntia Santana e; Vilela, Elaine Meire; Oliveira, Valéria Cristina deO artigo investiga os efeitos dos marcadores sociais de gênero, raça e nível socioeconômico sobre o bullying entre os alunos do 9º ano do ensino fundamental no Brasil. O objetivo é verificar se o fenômeno está relacionado com hierarquias de poder estabelecidas na sociedade, de modo que alunos integrantes dos grupos sociais privilegiados na hierarquia social (isto é, homens, brancos e de nível socioeconômico mais elevado) tendem a praticar mais bullying e discentes de grupos sociais desfavorecidos (mulheres, negros e de nível socioeconômico mais baixo) tendem a sofrer mais bullying. Analisamos dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015 a partir de Modelos Lineares Generalizados Hierárquicos (MLGH). As análises são feitas separadamente para escolas públicas e privadas e os diferentes tipos de envolvimento dos alunos com o bullying, seja como vítima, agressor e vítima-agressor. Os resultados apontam que, apenas no que se refere ao nível socioeconômico, podemos afirmar que o bullying reproduz a hierarquia de status presente na sociedade. Tanto na escola pública quanto na privada, os alunos de maior nível socioeconômico estão mais propensos a praticarem, enquanto os de menor nível estão mais propensos a sofrerem bullying. Quanto ao gênero, verifica-se que os alunos do sexo masculino têm maior propensão ao envolvimento com o bullying do que as meninas, seja como vítima, agressor ou vítima-agressor. Os diferenciais são mais expressivos nas escolas privadas que nas públicas. No que se refere à raça, observa-se que o envolvimento com o bullying permeia os grupos raciais em múltiplos sentidos.Item Opressão nas escolas: o bullying entre estudantes do ensino básico(2016) Silva, Cíntia Santana e; Costa, Bruno Lazzarotti DinizO artigo examina o fenômeno bullying entre os alunos do ensino básico das escolas estaduais de Minas Gerais. A análise empírica apoiou-se em dados obtidos junto a 5.300 alunos e 243 professores nos anos de 2012 e 2013. Os dados foram analisados com base em modelos lineares generalizados hierárquicos. Foi estimada a chance de ocorrência da prática de bullying a partir de uma estrutura de dois níveis, o dos alunos e o das escolas. Verificou-se que a distribuição do bullying é explicada, no nível individual, pela qualidade do vínculo do aluno com a escola e pela aderência a comportamentos desviantes; no nível escolar, por características contextuais, como clima geral de satisfação, qualidade da relação professor-aluno e método de contenção de conflitos.Item O programa jovens construindo a cidadania como instrumento fomentador do protagonismo juvenil nas escolas do município de Manhuaçu(2011-10-07) Reis, Luciano Correia dos; Souza, Luiz Carlos Rhodes de; Oliveira, Francisco de Assis; Fahel, Murilo Cássio XavierO tema deste trabalho é a avaliação do programa Jovens Construindo a Cidadania, desenvolvido pela Polícia Militar em escolas da rede estadual de ensino da cidade de Manhuaçu/MG. O objetivo da análise foi verificar se o programa fomentou o protagonismo juvenil nas escolas, que o aplicou no período de 2009 e 2010, com vistas a cumprir os propósitos do programa, ou seja, prevenção à violência escolar, através da melhoria do ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, que teve como ênfase a abordagem de teorias sobre violência escolar, bullying e protagonismo juvenil, onde, por intermédio da técnica de documentação direta, foi realizada uma pesquisa de campo, através de observação direta extensiva, junto a quatro educandários da cidade de Manhuaçu, com aplicação de questionários aos discentes participantes dos grupos principais do programa e educadores escolares. Os dados coletados indicaram que ocorreram vários tipos de violências e incivilidades nas escolas, desde simples ofensas verbais, até uso e tráfico de drogas. A pesquisa de campo demonstrou que o programa Jovens Construindo a Cidadania contribuiu para a melhoria do ambiente escolar e dos relacionamentos interpessoais entre alunos e entre eles e os professores, com consequente diminuição da violência escolar, bem como contribuiu para a construção da cidadania dos estudantes e fomentou a participação na solução dos problemas escolares e comunitários.