Navegando por Palavra-chave "Competitividade"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Capacitadores do conhecimento e estratégias de sobrevivência e avanço para o aumento da competitividade: estudo em uma multinacional do setor alimentício(2016) Silva, Michele; Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo de; Jeunon, Ester Eliane; Dufloth, Simone CristinaO objetivo principal deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa realizada para identificar e analisar as contribuições dos capacitadores do conhecimento e das estratégias de sobrevivência e avanço para a competitividade de uma multinacional do setor alimentício. Foi realizado um estudo de caso descritivo. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de questionário a 219 colaboradores da empresa e entrevista individual com um gestor da alta gerência. Os dados quantitativos e qualitativos coletados foram analisados à luz do modelo teórico de Von Krogh, Ichijo & Nonaka (1998). Os resultados apontaram a presença dos cinco capacitadores do conhecimento e das estratégias de sobrevivência e avanço evidenciando suas contribuições para a competitividade da multinacional. Os capacitadores “instilar a visão do conhecimento”, “gerenciar as conversas” e “identificar os ativistas do conhecimento” mostraram contribuições importantes para a competitividade. Os capacitadores “criar o contexto adequado” e “globalizar o conhecimento local” representam pontos de melhoria. Os resultados da pesquisa sinalizaram que a empresa está atenta ao ambiente competitivo e desenvolve estratégias para garantir sua sobrevivência e avanço.Item Caracterização do nível de competitividade da pauta exportadora de Minas Gerais(2015) Vasconcelos, Felipe Lopes Vieira; Rocha, Elisa Maria Pinto da; Ferreira Júnior, Sílvio; Gonçalves, Caio César SoaresMinas Gerais apresenta uma economia fortemente baseada nos setores extrativo-siderúrgico e agrícola. Um dos principais desafios para a diversificação econômica do estado é incluir em sua pauta exportadora produtos de maior conteúdo tecnológico. Assim, o presente trabalho busca compreender o nível de competitividade dos produtos exportados por Minas Gerais, identificando quais setores já estão consolidados no comércio internacional do estado e quais necessitam de políticas públicas de fomento às exportações. Para tal, o trabalho identificou os produtos Competitivos e Com Potencial Competitivo do Brasil e observou se os produtos deste último grupo foram exportados por Minas Gerais com o mesmo nível de competitividade. Além disso, são identificados os produtos Competitivos, Com Potencial Competitivo, Estagnados e Sem Potencial Competitivo exportados pelo estado, e observou-se como os produtos Competitivos e Com Potencial Competitivo se distribuíram entre os dezessete Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais. Para classificar os produtos segundo sua competitividade, é empregada uma metodologia que utiliza-se do peso do valor exportado na pauta e do Índice de Vantagem Comparativa Revelada (RCA) dos produtos, que, neste trabalho, são obtidos da plataforma DataViva. Quando comparados com os produtos Competitivos e Com Potencial Competitivo da pauta do Brasil, os produtos da pauta de Minas Gerais não mostram, em sua maioria, o mesmo nível de competitividade, o que aponta que muitos desses produtos ainda podem ter suas exportações estimuladas dentro do território mineiro. Além disso, os produtos Com Potencial Competitivo exportados por Minas Gerais mostram-se como um importante alvo para as políticas de fomento às exportações, pois são representados por diversos setores de significativo conteúdo tecnológico, que vão além dos predominantes extrativo-siderúrgico e agrícola, e permitem um crescimento mais descentralizado da pauta exportadora, focado, também, em Territórios que ainda não apresentam grande cultura exportadora.Item Identification of knowledge enablers for survival and development strategies: a case study at Brazilian electrical sector(2023) Carvalho, Sérgio Geraldo da Fonseca; Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo de; Jeunon, Ester Eliane; Dufloth, Simone Cristina; Asgary, NaderObjetivo: Identificar e analisar os capacitadores do conhecimento e as estratégias de sobrevivência e avanço utilizadas numa empresa do setor elétrico brasileiro - CEMIG, para a sua competitividade. A Cemig é uma concessionária estatal do setor elétrico brasileiro. Relevância/originalidade: Foi realizado um diagnóstico importante sobre o uso do conhecimento em empresa do setor elétrico brasileiro com foco nas estratégias de sobrevivência e avanço para sua competitividade. Não foram identificadas pesquisas acadêmicas similares no setor elétrico brasileiro. Metodologia/abordagem: realizado estudo de caso descritivo, com abordagens quantitativa e qualitativa. Os dados coletados foram analisados à luz do modelo teórico de Von Krogh, Ichijo e Nonaka (2001). A unidade de análise foi a CEMIG e a população foi constituída pelos seus gestores. Principais resultados: Todos os capacitadores foram identificados na organização. Os capacitadores 2 - "gerenciar as conversas" e 4 - "criar o contexto capacitante" mostraram contribuições importantes para a competitividade, sendo considerados os pontos fortes. Os outros capacitores apareceram de forma parcial, sendo considerados oportunidades de melhoria. As estratégias da organização estão focadas, tanto com a sobrevivência quanto no avanço. Contribuições teóricas/metodológicas: ampliação do debate sobre o uso dos Capacitadores do Conhecimento e das Estratégias de Sobrevivência e Avanço para a competitividade das empresas, possibilitando novos estudos na área. Contribuições sociais/para a gestão: Para a CEMIG, um maior conhecimento acerca de sua realidade organizacional e estratégica. Para o autor, uma clareza sobre a área de gestão do conhecimento e como utilizar este conhecimento como diferenciação competitiva em cenários de sobrevivência e avanço das empresas.Item Nível de competitividade dos produtos exportados por Minas Gerais(2017) Vasconcelos, Felipe Lopes Vieira; Rocha, Elisa Maria Pinto da; Carvalhais, Jane NoronhaO presente trabalho busca compreender o nível de competitividade dos produtos exportados por Minas Gerais, identificando os setores já consolidados no comércio internacional do estado e aqueles que necessitam de políticas públicas de fomento às exportações. Para tal, utiliza-se do método exploratório-descritivo de pesquisa, que proporciona uma visão geral de algumas das principais ideias que dizem respeito ao comércio internacional, mostrando sua importância para o desenvolvimento econômico de uma localidade, e da pesquisa documental, que explora os dados e informações disponibilizadas pela plataforma DataViva. Os produtos exportados foram agrupados pela combinação das variáveis Índice de Vantagem Comparativa Revelada (RCA) e peso no conjunto das exportações. O trabalho busca reforçar a importância do comércio internacional e da teoria ricardiana ao desenvolvimento econômico de uma localidade. Os resultados mostraram que os produtos da pauta mineira, quando comparados com os produtos Competitivos e Com Potencial Competitivo da pauta do Brasil, não apresentam, em sua maioria, o mesmo nível de competitividade, demonstrando que muitos desses produtos ainda podem ter suas exportações estimuladas dentro do território mineiro. Além disso, os produtos Com Potencial Competitivo exportados por Minas Gerais mostram-se como um importante alvo para as políticas de fomento às exportações.Item Opção de desenvolvimento estratégico brasileiro em CT&I(2009) Santos, Ester Carneiro do CoutoO objetivo deste trabalho é buscar de maneira sucinta discutir a dinâmica da estrutura produtiva brasileira a partir de meados da década de 1990, e seus desdobramentos em termos da CT&I. Evidencia-se a baixa inserção tecnológica do país ao novo paradigma tecno-econômico e a consequente fragilidade de sua estrutura produtiva, assentada grandemente em produtos de baixo valor agregado e/ou bens intermediários à luz do pensamento estruturalista. Ademais, apresenta as perspectivas de desenvolvimento de um núcleo endógeno de conhecimento sob a ótica da Economia da Inovação e considerações sobre formas de financiamento para introdução de novas tecnologias.