Navegando por Palavra-chave "Desempenho escolar"
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Item Eficácia e equidade nas políticas públicas de educação: estudo de caso de escolas do Alto Jequitinhonha(Fundação João Pinheiro, 2011-07-29) Soares, Leonardo Aparecida; Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; http://lattes.cnpq.br/2084604177044476; Sousa, Rosânia Rodrigues de; Costa, Vânia AparecidaThis case study was developed from an approach to the problem of unequal educational opportunities which affects a large part of humanity and represents achallenge to be faced by public policies. The impressive results of some schools in the High Jequitinhonha, stigmatized by inequality in assessments PROALFA stimulated the search for answers about the features present in those schools that have limited differentiation of their performance. The empirical analysis of the interaction of external and internal environment of these schools enabled us to identify what really matters to explain why one school is more effective than another in producing results, even if subjected to similar structural and institutional conditionalities.Item Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para melhoria da qualidade do ensino fundamental(2005) Veiga, Laura da; Leite, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira; Duarte, Vanda CatarinaO objetivo desse artigo é discutir a capacitação docente em relação ao desempenho escolar do aluno e ao contexto da diversidade socioeconômica instaurada nas escolas a partir da década de 90. O problema de pesquisa foi o seguinte: qual a importância da capacitação no desempenho dos docentes para melhorar o rendimento escolar dos alunos dos municípios de Januária e Montes Claros? Os dados foram coletados, nesses municípios, entre outubro de 1999 e fevereiro de 2000 e se referem à situação socioeconômica das famílias das crianças matriculadas nas escolas da amostra, ao perfil do professorado e ao apoio pedagógico disponível nas escolas. A amostra foi composta por seis escolas em cada município (três da rede estadual e três da rede municipal), totalizando 12 escolas. A análise da capacitação está baseada no tipo de treinamento oferecido aos professores da rede pública por meio de programas implementados nos estados de Minas Gerais e São Paulo no período 1996-1998. A principal conclusão é que a capacitação na forma como tem sido oferecida não tem contribuído efetivamente para desenvolver as competências demandadas dos docentes para apoiar crianças oriundas de ambientes familiares desfavoráveis aos desafios da escolarização.