Navegando por Palavra-chave "Desenvolvimento Local"
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Item Ações voltadas aos circuitos curtos de comercialização da agricultura familiar e suas contribuições para o desenvolvimento econômico: um estudo do território do Médio e Baixo Jequitinhonha em Minas Gerais(2017) Melo, Daniel Resende de; Souza, Carla Cristina Aguilar deEste trabalho retrata a inserção dos circuitos curtos de comercialização da agricultura familiar como instrumento de desenvolvimento econômico local/regional, bem como algumas políticas públicas voltadas ao fortalecimento desse tipo de mercado, com enfoque no Território de Desenvolvimento do Médio e Baixo Jequitinhonha em Minas Gerais, que é um ambiente tipicamente rural, de baixa renda e com baixa qualificação da mão de obra local. Esses fatores, associados com o distanciamento das principais rotas comerciais podem tornar o circuito curto agroalimentar uma alternativa compatível e viável no auxílio do desenvolvimento local. Os principais resultados apresentados na avaliação das políticas públicas mais relevantes a esse mercado observado foram: I) Diminuição do número total de concessões das linhas de créditos acompanhado do aumento no valor nominal individual médio desses empréstimos ofertado através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), avaliado em anos alternados, referente ao período de 2006 a 2012, o que pode ser indício de maior obstáculo de acesso ao crédito pelo pequeno produtor. II) Crescente disponibilidade de recursos nominais ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), avaliado nos anos alternados referente ao período de 2010 a 2016, associado com a ampliação do serviço prestado pelo programa aquém do esperado, provavelmente devido a efeitos sazonais. III) Contingenciamentos consecutivos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no período de 2012 a 2016, associados a indícios de elevada dependência do programa por transferências. IV) Fornecimento de equipamentos, informações e infraestrutura básica aos feirantes da região para auxílio na atividade comercial dos alimentos produzidos, no período de 2015 a 2017, através de ações do Programa 059 do Governo de Minas Gerais. Sendo essas políticas abordadas importantes ao desenvolvimento do território estudado, conforme consta nas pesquisas bibliográficas, documentais e avaliação dos programas, expostos neste trabalho.Item Análise de um território urbano: a Lagoinha sob as lentes da infraestrutura social e da inovação(2019) Penido, Bruno Gomes Notini; Ladeira, Carla Bronzo; Shikida, Aparecida Maciel da Silva; Assis, Marcos Arcanjo de; Carneiro, Carla Bronzo LadeiraApesar de ter adquirido um estereótipo negativo, o território da Lagoinha apresenta grande relevância e significado para a formação da cidade de Belo Horizonte. A despeito dos desafios que tem enfrentado ao longo dos anos com os processos locais de degradação urbana, esse território preserva seu valor, a partir da atuação de moradores, e de atores ligados à região. O presente trabalho recupera a trajetória da Lagoinha e tem como propósito analisar esse espaço sob a perspectiva da infraestrutura social, buscando compreender, por um lado, sua dimensão física e geográfica, fortemente atrelada aos serviços locais, sua estrutura viária e urbana. Por outro lado, o trabalho também lança luz sobre a dimensão cultural e simbólica da Lagoinha, que está relacionada aos grupos comunitários e às iniciativas que almejam valorizar a região. Assim, ao longo deste estudo são apresentados projetos, ações e atividades recentes que têm ocorrido na Lagoinha, além de se apontar atores e grupos tradicionais que realizam um resgate cultural e histórico com o objetivo de trazer melhorias para o território. Associado a esse contexto, buscou-se compreender como essas ações se articulam com o conceito de inovação social, que tem sido cada vez mais usado para tratar do desenvolvimento de comunidades que sofreram com períodos de degradação física e simbólica. Para isso, foi usada uma metodologia qualitativa por meio de análise bibliográfica, análise documental, aplicação de entrevistas semiestruturadas e de observação-participante. Em suma, se conclui que esses grupos e projetos têm contribuído para uma transformação positiva do espaço e constituem uma tentativa de subverter a visão negativa que a Lagoinha ainda carrega hoje em dia.Item As redes de interação para o desenvolvimento local: estudo de caso dos municípios de Antônio Dias, Coronel Fabriciano e São Domingos do Prata(2016) Zinato, Jéssica Carolina de Castro; Moraes, Leonardo Barbosa de; Leal Filho, Raimundo de SousaCom a criação dos Fóruns Regionais pelo Governo do Estado de Minas Gerais, o estado de Minas foi dividido em 17 territórios com o objetivo de aproximar o Estado do poder local e dos cidadãos. Assim, a partir das demandas expostas pela população seriam formuladas políticas públicas para o desenvolvimento das regiões. A partir disso, e da certeza cada vez maior do protagonismo do poder local, surgiu a inquietação quanto a capacidade dos municípios de se desenvolverem, tanto pela sua capacidade endógena de reação contra as imposições supralocais, quanto de adesão a uma política formulada pelo estado e do beneficiamento dos diferentes segmentos sociais. Objetiva-se então responder como as redes de interação dos municípios podem contribuir para a promoção do desenvolvimento socioeconômico local? As redes de interação são formadas por atores locais, compreendidos em setor público, setor privado e terceiro setor, capazes de, por meio de sua articulação em movimento de cooperação e solidariedade, contribuírem para o desenvolvimento socioeconômico local. E para compreendê-las, além de análise documental e bibliográfica, utilizou-se o estudo de caso de dois municípios de pequeno porte: São Domingos do Prata e Antônio Dias, e um de grande porte: Coronel Fabriciano. O que se encontrou em tais pesquisas é que os atores locais agem de forma isolada, muitas vezes apenas em prol do atendimento de demandas particulares, não se mobilizando em redes para o desenvolvimento. A tomada de decisões não acontece da forma como desejada, não havendo um protagonista responsável para articulação desses atores locais, e muitas vezes, ocorrendo à desconsideração de suas demandas por fatores de ordem política e econômica. Além disso, a participação popular ocorre de forma isolada e pontual, seja por falta de convocação ou pelo próprio desinteresse. Assim sendo, nota-se uma concentração das decisões no poder executivo local, que assume para si, de modo individual, a tomada de decisões municipal. Sobre os Fóruns Regionais, nos municípios analisados, apenas o poder executivo apresentou conhecimento interino do assunto, sabendo informar sobre o envio de representantes e das demandas. Os outros atores analisados, em sua maioria, não sabiam de sua ocorrência. Sugere-se, portanto, que os atores locais cumpram suas funções e promovam a interação, dando sua máxima contribuição ao desenvolvimento local. Também, recomenda-se o protagonismo dos poderes executivo e legislativo municipal na articulação desses atores visando a formulação, planejamento, implementação e acompanhamento de políticas