Navegando por Palavra-chave "Desenvolvimento humano"
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Item Desenvolvimento humano e a regularização fundiária urbana: análise da Lei Federal nº 13.465/2017(Fundação João Pinheiro, 2018-03-26) Pacheco, Bárbara de Oliveira Souza; Ferreira, Frederico Poley Martins; http://lattes.cnpq.br/1448397981510363; Guimarães, Alexandre Queiroz; Abramo, PedroThe Human Development under the Capability Approach gathers the expansion of human life and transposal of barriers existent in the process. The World, everyday more urbanized, hold big cities, capable of providing opportunities to it‟s habitants, but also imposing limitations to them. For instance, the lack of access to formal land creates social, legal and environmental hindrances. Thus, this study proposes a discussion about the regularization of urban land (Reurb), stated in the Federal Law nº 13.465/2017, which in addition to titling, brings polices for social inclusion and improvement of life quality to the whole population. So it would be an instrument of barriers transposal, capable of improve the process of human development. Therefore, it has been used a bibliographic review and non-structured interviews to public actors directly linked to the land regularization. However is too soon to evaluate the impacts of an ongoing law implementation, it was possible to perceive, in a broad approach, that the individuals, through their own subjective values, have different perspectives about the land titling. Equally about it‟s destination, maintenance, investments, credit demand, and so forth. It‟s the Public Power responsibility to hold tools capable of overthrow limitations, allowing people to pursue life choices based in the values they choose to follow. In this sense, is expected on the Reurb, the gathering of freedom, opportunities and potential expansion, as appointed in the Capability Approach.Item Desenvolvimento humano local: uma análise multivariada para os pequenos municípios em Minas Gerais(Fundação João Pinheiro, 2015-04-30) Santos, Valéria de Jesus Coelho Ferreira dos; Ferreira Júnior, Sílvio; http://lattes.cnpq.br/7789533222493903; Ferreira, Frederico Poley Martins; http://lattes.cnpq.br/1448397981510363; Fahel, Murilo Cássio Xavier; Fernandes, Cândido Luiz de LimaThis study aims to explore comparatively the socio-economic reality of small municipalities in Minas Gerais in the perspective of the local human development approach, based on the information from the years 2000 and 2010. Through the objectives proposed, was used as through the research of various literature sources and cluster analysis techniques and regression by OLS. The data are based on information from the High Human Development, 2013 (FJP; UNDP; IPEA) and Mining Social Responsibility Index - IMRS, 2013 (FJP). The classification of municipalities from the cluster analysis revealed three clusters that were characterized as a local human development low, intermediate and high. The results point to a relative importance of economic status, level of concentration of income and fiscal capacity of the municipality in the growth rate of human development of small municipalities. It is noticed that the cities with better economic and less unequal conditions tend to have a higher level of human development. From the foregoing, it reinforces the importance of seeking balanced development by strengthening the links between economic growth and human development. For this it is essential policies that favor the expansion of capacities of individuals through effective actions to improve health and education services, which promote the reduction of inequalities and increased opportunities for employment and income.Item Educação, desenvolvimento humano e qualidade da educação(2009) Pereira, Danielle Ramos de Miranda; Pinto, Marcelo de RezendeEste estudo busca investigar em que medida a educação, mais especificamente a qualidade da educação,é um importante aspecto do desenvolvimento e está associada às outras dimensões da vida humana. Para verificar essas associações foi calculada a correlação de Pearson entre a qualidade da educação dos municípios mineiros,mensurada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e cada uma das demais dimensões dodesenvolvimento humano, medidas de acordo com o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS). Observou-se que o fato da qualidade na educação estar associada às demais dimensões do desenvolvimento pode significar que esse aspecto da educação, além de uma potencial causa da melhoria de outras dimensões do desenvolvimento,sofre um possível efeito de políticas voltadas para as demais dimensões do desenvolvimento.Item Emancipações distritais e o grau de desenvolvimento humano municipal em Minas Gerais(2020) Nunes, Marcos Antônio; Lobo, Carlos; Garcia, Ricardo AlexandrinoApós a aprovação da Constituição Federal de 1988, verificou-se no Brasil uma forte corrida emancipacionista distrital em quase todas as unidades federativas. Em Minas Gerais foram criados mais de cem municípios. Para aferir o suposto grau de sucesso das emancipações dos municípios mineiros utilizou-se o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) referente aos anos de 2000 e 2010. No período em análise, os resultados permitiram observar que os indicadores de desenvolvimento dos municípios recém-criados não foram significativamente distintos dos municípios-mãe. Ainda que em alguns desses novos municípios tivessem experimentado queda no nível de desenvolvimento, observou-se em determinados casos melhora no IDH-M.Item Intersetorialidade e indicadores de desenvolvimento: a aplicação do IDHM e do IMRS nos territórios de desenvolvimento de Minas Gerais em 2010(2017) Lopes, Cláudia Torres; Lacerda, Daniela Góes Paraíso; Rezende, João Batista; Pereira, Danielle Ramos de MirandaDiante dos desafios engendrados pela concepção do desenvolvimento como um fenômeno multicausal, têm-se ampliado nas últimas décadas a elaboração de índices com o intuito de mensurá-lo. O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) para os Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais em 2010. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os indicadores sociais, substancial para discussão da expressão espacial desses índices multidimensionais e também para o exame da relação existente entre eles e suas dimensões correlatas. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória e com abordagem quantitativa dos dados, operacionalizada pela média simples e da correlação de Pearson. Os dados empregados são oriundos das plataformas eletrônicas do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e do IMRS, disponível no sítio eletrônico da Fundação João Pinheiro. Os resultados demonstram distinções na distribuição territorial dos índices, sendo que os valores mais altos predominam nas regiões meridionais e os baixos nas regiões setentrionais. Foi identificado que as diferenças conceituais e metodológicas são determinantes da performance assumida pelos índices, a qual se mostrou mais favorável ao IDHM em detrimento do IMRS. A correlação intradimensional demostrou-se considerável para educação e renda. A correlação interdimensional apontou que a saúde se correlaciona com a renda e educação, o que sinaliza para a necessidade de uma ampla articulação intersetorial quanto às políticas sociais.