Navegando por Palavra-chave "EJA"
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Item Ensino médio na rede estadual de ensino de Minas Gerais : diagnóstico das desigualdades mesorregionais e os programas governamentais(2023) Andrade, Rodolfo Alessandro de Matos; Saraiva, Ágnez de Lélis; Saraiva, Ágnez de Lélis; Shikida, Aparecida Maciel da Silva; Costa, Bruno Lazzarotti DinizA discussão das desigualdades educacionais, apesar de recorrentemente abordada em diversos estudos, é um tema que, devido à sua persistência, está longe de se esgotar. Devido às suas dimensões, Minas Gerais apresenta as mais diversas realidades socioeconômicas e estas impactam diretamente sobre a educação. O Ensino Médio por décadas se configurou como um dos maiores gargalos da educação no país, mesmo tendo se tornado obrigatório na Constituição Federal de 1998. No entanto, ainda não se encontra universalizado e apresenta baixos índices de conclusão. Com isto em vista, para este estudo se formulou a seguinte questão: como evoluiu e se encontram o atendimento, os recursos instalados e os resultados educacionais do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais entre as suas mesorregiões? Assim, o objetivo geral deste estudo é analisar o atendimento, os recursos instalados e os resultados educacionais neste nível de ensino nas referidas mesorregiões, sob a hipótese de que estes se encontram em níveis desiguais entre as mesorregiões e dentro delas. Considerando a validade da hipótese, o estudo se propôs a verificar o impacto de dois programas no enfrentamento das desigualdades educacionais, o Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escolha destes deve-se as potencialidades de suas funções equalizadoras, reparadoras e qualificadoras. Nisso, evidenciou-se o potencial do EMTI em atenuar as desigualdades educacionais, principalmente dentro do seu públicoalvo, que são as regiões mais vulneráveis do estado. Já a EJA apresenta seu potencial subutilizado, já que atende uma parcela muito pequena dos jovens e adultos que não concluíram o Ensino Médio.Item A informática na escola pública de ensino básico em Minas Gerais: o caso da Escola Estadual "y" e a oferta do programa " Formação inicial para o trabalho - FIT"(2009) Braga, Rita de Cássia; Leite, Maria Ruth Siffert Diniz TeixeiraA presente pesquisa aborda a implantação da Informática nas EE de Minas Gerais. O objetivo desse estudo de caso é analisar a implantação do Programa FIT na Escola Estadual “Y” de Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA (ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL) e PAV(Projeto Acelerar para Vencer) a sua eficiência como ferramenta inovadora no processo de escolarização e como mecanismo capaz de provocar mudanças significativas com relação ao conhecimento dos alunos na área da Informática visando à preparação dos participantes para oportunidades de trabalho. O foco de observação foi a Escola “Y” e o programa oferecido naquela unidade de ensino. A metodologia usada foram instrumentos de pesquisas como: entrevistas com a diretora, e questionários para as supervisoras, professores que fizeram o curso de capacitação e que estão repassando aos alunos e aos alunos inscritos no programa. Dentro desse estudo de caso, foi observado ainda que para qualquer programa, projeto e implementações de políticas públicas darem certo, é necessário que a gestão escolar seja, participativa e compartilhada.