Navegando por Palavra-chave "Economia Criativa"
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Item A agenda da economia criativa: perspectivas para o estado de Minas Gerais à luz de experiências internacionais(2019) Freitas, Maria Thereza; Guimarães, Alexandre Queiroz; Starling, Mônica Barros de Lima; Santos, Renato ValeA pesquisa tem como objetivo analisar experiências internacionais relevantes de economia criativa, no que diz respeito às políticas adotadas, capacidade de geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico. Isso com o intuito de dar luz aos possíveis rumos para as políticas do Estado de Minas Gerais. Para isso, foram apresentados conceitos e discutidos quais as oportunidades, desafios e características das indústrias criativas. Além disso, foram analisadas experiências internacionais relevantes, como da Austrália, Reino Unido, Portugal, Coréia do Sul, entre outros, que puderam indicar que tipo de política e estratégia foi adotada, por meio de pesquisa bibliográfica. Já para entender o contexto mineiro, foram utilizados documentos do governo federal e estadual, além de entrevistas semi-estruturadas com atores chave da economia criativa mineira. Foi possível perceber que é uma área recente ainda no contexto nacional e internacional, necessitando do desenvolvimento de outras pesquisas, dados e estudos para a compreensão mais ampla do tema. Apesar disso, é perceptível o papel do governo estadual na promoção de políticas públicas de economia criativa. Sua atuação deve acontecer de forma transversal e conectada com o contexto local, visando pontos como; a simplificação das legislações existentes; a criação de fontes de financiamento adequadas e específicas; o desenvolvimento do ambiente de negócios; a conexão dos atores estaduais e por fim, é importante pensar em políticas que sejam mais gerais, no sentido de atenderem a todos os segmentos da economia criativa.Item Desenvolvimento de jogos digitais em Minas Gerais: mapeamento e proposição de políticas públicas(Fundação João Pinheiro, 2019-03-27) Albanez, Heloísa Gonçalves; Wanderley, Claudio Burian; http://lattes.cnpq.br/8883271568242398; Wanderley, Claudio Burian; Leroy, Felipe Lacerda Diniz; Cardoso, Marcos ViniciusThe international video game market is in a strong growth path in the last decades. The Brazilian market is among the twenty largest in the world. This work aims to study the digital game production chain in Minas Gerais state in order to present a panorama and propose guidelines for public policies for this sector. Public policies designed to stimulate this sector is an option to prevent economic crises. Digital games are part of the creative activities. In order to better understand them, the meanings of the game, its social function, the form and the mechanisms of functioning and the dynamics behind the development were analyzed, in order to characterize them. Finally, in view of the existence of several contractual relations linking actors with different talents and abilities involved in the development of digital games, some points were presented in the Theory of Contracts and Economic Cost of Transaction that can explain the links in the production chain of the development of games. Questionnaires were available and sent online to game developers from Minas Gerais were applied and it is concluded that the Minas Gerais market is still incipient, with room for growth, but that there is already a certain articulation between the actors and the timid performance of the State, showing opportunities for growth, development and the need for public policies.Item Economia criativa em territórios vulneráveis: estudo de caso do Projeto Seu Vizinho(2021) Carvalho, Ciro César de; Wanderley, Cláudio Burian; Shikida, Aparecida Maciel da Silva; Ferreira Júnior, SílvioEste trabalho busca analisar a economia criativa em relação aos territórios vulneráveis. Ele consiste em um estudo de caso, com ênfase na geração de emprego e renda, sobre o Projeto Seu Vizinho, que atua no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. Busca-se compreender como a Economia Criativa se organiza em territórios vulneráveis, qual a sua capacidade de empoderar a população local e como gerar emprego e renda para essa população. A Metodologia consiste de uma revisão literária sobre economia criativa, empreendedorismo e territórios vulneráveis; análise documental sobre as políticas públicas voltadas à cultura e ao empreendedorismo em territórios vulneráveis; e na realização de entrevistas semiestruturadas com os fundadores e com aplicação de questionário ao público participante do Projeto Seu Vizinho. Com o estudo foi possível perceber que o Projeto está inserido na economia criativa e é um gerador de emprego e renda para várias pessoas da comunidade. Em relação às políticas públicas no âmbito nacional e estadual, foi verificada a ausência de políticas específicas para o seguimento de economia criativa.