Navegando por Palavra-chave "Ensino superior"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Acesso aos programas de mobilidade internacional no ensino superior: o caso da UFMG à luz de três experiências internacionais(Fundação João Pinheiro, 2015-03-31) Rezende, Nicole Antunes; Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; http://lattes.cnpq.br/2084604177044476; Carneiro, Ricardo; http://lattes.cnpq.br/6739881018308220; Ckagnazaroff, Ivan Beck; http://lattes.cnpq.br/6536172803067886Due to the dynamic and mobile feature that inequalities take in many different contexts and situations, it is known that even when you are able to reduce inequality in access to higher education institutions, it tends to manifest itself in other areas, as it is possible to imagine that may occur in university internationalization programs. In this context, in the present study it has been studied the access to international mobility programs in the case of UFMG, in the light of three foreign universities in different countries, Germany, Portugal and Spain, in order to identify whether / how / with which intensity the conceptual and management dimension of the drawings mobility programs influence the effective application and implementation of exchange for students at the undergraduate level. Data collection was conducted by means of document analysis and semi-structured interviews. Despite several existing initiatives, it was noticed that the issue of equal access to international mobility programs have not filed centrality on the higher education internationalization policies makers’s agenda, including the case of UFMG. Academic studies on internationalization of higher education are not significantly numerous, especially when we are talking about studies which focused analysis would be Brazilian reality. In this sense, it was intended to contribute theoretical and academically with the discussion on internationalization of higher education focused on the issue of access and, in practical terms help managers of higher education institutions in the formulation of new policies and in new internationalization programs drawings each time more accessible, inclusive and democratic.Item Considerações sobre o papel do capital cultural e acesso ao ensino superior: uma investigação com dados de Minas Gerais(2015) Mendes, Igor Assaf; Costa, Bruno Lazzarotti DinizO acesso ao Ensino Superior no Brasil tem se ampliado. No entanto, a literatura aponta a persistência de padrões de desigualdade regional e socioeconômica no acesso a esse nível de ensino. O artigo analisa os determinantes do acesso ao Ensino Superior em Minas Gerais, em 2009, a partir de perspectivas teóricas que enfatizam o papel dos Recursos Familiares – sintetizados em termos de capital econômico, cultural e social – neste processo. A abordagem do trabalho concentra-se na influência do Capital Cultural Individual – os hábitos culturais dos indivíduos sobre o ingresso na educação superior. O trabalho utiliza dados da Pesquisa de Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD/MG) de 2009, pesquisa amostral realizada pela Fundação João Pinheiro para testar a força explicativa das práticas culturais dos jovens sobre o acesso ao Ensino Superior.Item Gestão de vagas remanescentes sob a ótica da gestão administrativa das Instituições Federais de Ensino Superior(UNICAMP, 2023) Bergo, Mirian Marlene de Rezende; Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; Riani, Juliana de Lucena RuasIntrodução/Objetivo: O estudo tem como objetivo identificar a percepção dos gestores acerca dos desafios e das perspectivas em relação à gestão de vagas remanescentes, sob a ótica da gestão administrativa das Instituições Federais de Ensino Superior. Metodologia: Ancorada em uma abordagem de caráter qualitativo, a pesquisa baseou-se na análise das entrevistas realizadas com os gestores e técnicos de universidades em estudo, a fim de compreender as políticas e os procedimentos adotados pelas instituições com relaçãoàs vagas remanescentes. Resultados: Os resultados apontam que é unânime entre os gestores o desejo da oferta de vagas remanescentes em sua totalidade para a comunidade interna e externa, no entanto, as instituições encontram alguns desafios como, por exemplo, o formato atual do Sisu, a baixa demanda de candidatos para o preenchimento de vagas remanescentes nos cursos de licenciatura e bacharelados interdisciplinares, a oferta excessiva de vagas iniciais para determinados cursos, a falta de infraestrutura em algunscursos, a burocracia e resistência de alguns colegiados e a escassez de políticas estudantis para a permanência dos alunos. Conclusão: Conclui-se que os gestores buscam por alternativas diversas para atingir a eficiência em relação à oferta e ao preenchimento de vagas remanescentes na sua totalidade, a partir de mecanismos e de legislações implementados, portanto, em função dos desafios,o preenchimento e a oferta dessas vagas tornam-se cada vez mais complexos, o que reforça a importância de novas políticas públicas por parte do MEC, da ANDIFES, dos gestores das universidades e dos demais atores sociais.Item Origem social e percurso: mérito e contingência entre egressos de um curso superior(2021) Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de Lima; Sousa, Rosânia Rodrigues de; Souza, Letícia Godinho de; Amorim, Marina Alves; Castilho, Vera ScarpelliA problemática das desigualdades educacionais evidencia a influência da origem social sobre aspectos que envolvem o acesso e a permanência dos estudantes no ensino superior e ao longo da trajetória profissional. Este artigo tem como objetivo analisar em que medida o Curso de Administração Pública (CSAP) da Fundação João Pinheiro (FJP) é atravessado pela reprodução da estrutura de classes, seja da perspectiva dos ingressantes, seja da perspectiva dos egressos, à luz do referencial teórico de Bourdieu e Lahire. Realizou-se uma análise quanti e qualitativa dos dados dos alunos egressos do Curso de Administração Pública da Fundação João Pinheiro. A abordagem quantitativa nos forneceu um perfil do grupo estudado, a partir da análise de variáveis relacionadas à origem de classe. Entrevistas foram utilizadas para entender os percursos específicos dos sujeitos entrevistados. Corroborando o que apontam estudos da sociologia da educação, verificou-se estatisticamente que a origem social impacta sobre as chances de acesso ao curso. Por outro lado, dentre os indivíduos oriundos das camadas populares, há aqueles que vencem a barreira do ingresso e constroem trajetórias de sucesso acadêmico e profissional. Assim, por meio de análise qualitativa, procurou-se vislumbrar os fatores que possibilitaram o acesso ao CSAP e a permanência na carreira. Percebeu-se a importância da socialização secundária, da bolsa de estudos assegurada pelo curso, da garantia do ingresso no serviço público prevista com a conclusão da graduação e da persistência.Item Sistema de Avaliação Nacional: impacto sobre as instituições privadas: estudo de caso do Centro Universitário FUMEC(Fundação João Pinheiro, 2002-04-04) Guimarães, Maria Helena de Oliveira; Veiga, Laura da; http://lattes.cnpq.br/7530447934015963; Bomfin, David Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3335826022199706; Miranda, Glaura Vasques de; http://lattes.cnpq.br/0856559584507517The aim of this paper is evaluate the impacts that the National Evaluation System - NES, implanted by the federal government in 1996 from the law n. 9.131/95 is provoking in the college education system. After an expansion foccused just in trach, this institutions had to redefine their goals searching a better quality offer in graduation courses due to pressure of the academic community and the society. The national education System proposes, for the first time in the Brazilian superior education, that the quality of the graduation courses, the public or private third degree institutions have evaluated in a periodic and systematic way- the main instruments to this evaluation are the National course Exam, knowon by "Provào" and the Evaluation Commissions of the courses offer conditions and institutional evaluation. The study foccused their analyses at the FUMEC Universitary Center in Belo Horizonte/MG, as a non universitary institution at the market from 36 years that is passing throw important changes trying to adapt the defined quality pattern to the graduation courses according to the evaluation system. To evaluate the impacts of the National Evaluation System a research was made in how and which grade FUMEC's teachers and students notice the course and institution changes after submiting to NES, in the last 5 years.