Navegando por Palavra-chave "Interdisciplinaridade"
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Item O eixo profissionalização e a medida socioeducativa a influência na lógica de aplicação da medida(2016) Oliveira, Anna Carolina Motta de; Batitucci, Eduardo Cerqueira; Cruz, Marcus Vinícius Gonçalves da; Nascimento, Luís Felipe Zilli doEssa monografia busca compreender a importância do eixo profissionalização dentro da lógica de aplicação da medida socioeducativa em Minas Gerais. Para isso, apresenta- se a questão da juventude perpassada pela vulnerabilidade e delinquência, que constitui o principal público da política socioeducativa. As perspectivas teóricas sobre as políticas públicas e instituições são trazidas, para então traçar um histórico da política mineira, aprofundando na compreensão sobre os eixos pedagógicos, principalmente o de profissionalização, que é o foco da pesquisa. Para subsidiar a análise são feitas entrevistas com gestores, técnicos e parceiros do sistema, e também com adolescentes internos em unidades de cumprimento de medida socioeducativa. As entrevistas são analisadas sob a ótica de três dimensões, escolhidas para a melhor compreensão do objetivo geral: trabalho, interdisciplinaridade e atendimento individual. As considerações finais deste trabalho dizem respeito às complexidades da política socioeducativa, e a capacidade em potencial do eixo profissionalização de surgir como uma nova instituição, uma vez que é um “elo com o futuro” dos adolescentes.Item O ensino de administração pública: elementos preliminares de uma história intelectual interdisciplinar(2023) Magalhães, Bruno DiasA afirmação de que o estudo da administração pública é multidisciplinar se tornou consenso nas análises de especialistas brasileiros. Se por um lado tal característica é ponto de partida fundamental para construir uma scholarship transdisciplinar, por outro é preciso ir além do diagnóstico inicial e compreender mais detalhadamente as tradições intelectuais que se interpenetram nesse emaranhado de conhecimento e prática profissional que constitui o Campo de Públicas. O presente trabalho parte dessa premissa e visa contribuir para duas dimensões problemáticas do campo: a ausência de um mapa conceitual consolidado e o raso enraizamento histórico de sua genealogia intelectual. Nosso foco de estudo é o ensino da administração pública conduzido no âmbito dos cursos de graduação e de mestrado da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro, em Minas Gerais. Por meio da análise das monografias e dissertações produzidas em um periodo de 22 anos, o trabalho busca compreender as distintas tradições intelectuais da escola de governo. De maneira geral, encontra-se uma ênfase científica (wissenschaftliche) que incorpora focos mais específicos de conhecimento e experiência prática, notadamente nas áreas de políticas públicas, administração pública e gestão pública. Ainda que limitado a uma escola, espera-se que o trabalho apresente elementos preliminares para uma agenda mais ampla, cuja tarefa é escrever a história intelectual do Campo de Públicas no Brasil, assumindo que sua interdisciplinaridade passa pelo (re)conhecimento da identidade de suas áreas disciplinares.