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Item Absenteísmo por saúde: uma experiência em uma empresa pública mineira(2019-04-29) Pereira, Luiza Bernardes Pereira e; Sousa, Rosânia Rodrigues de; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de LimaO absenteísmo é uma palavra de origem latina, que tem como significado "estar fora, afastado ou ausente", de uma forma simplificada, o absenteísmo é a ausência do funcionário no ambiente de trabalho. Referindo-se ao número de horas de trabalho perdidas, seja por faltas, saídas ou atrasos, justificados ou não. Com este estudo, pode-se confirmar que o índice de absenteísmo por motivo de saúde são norteadores para tomadas de decisões mais assertivas quanto à gestão do recurso humano bem como à gestão comercial. A exemplo, empresas que trabalham com prestação de serviços que investem em políticas que visam melhor qualidade de vida no trabalho, garantem maior satisfação dos empregados que por sua vez produz mais, adoece menos e assegura uma entrega adequada.Item O treinamento operacional de serventes de limpeza da MGS: Minas Gerais Administração e Serviços S/A(2018) Alves, Elizabeth Faustina; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de LimaEste estudo trata do treinamento introdutório dos serventes de limpeza da empresa MGS Administração e Serviços S/A. A pesquisa restringiu-se a uma equipe de serventes lotada em um centro de saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, que é uma das frentes de serviços onde a MGS atua como prestadora de serviço de conservação e limpeza. A MGS realiza a capacitação inicial e de reciclagem dos seus serventes limpeza, atuantes nos serviços de saúde, com o objetivo de conseguir desempenho satisfatório destes profissionais na prestação do serviço contratado e em cumprimento a legislações sanitária e trabalhista. O objetivo geral deste trabalho é verificar a percepção dos empregados sobre as dimensões instrutiva e educativa do treinamento enquanto capacitação para o exercício de suas atividades e oportunidade de desenvolvimento pessoal. Trata-se de uma pesquisa censitária, de natureza quantitativa, com aplicação de questionário que possibilitou analisar as semelhanças e diferenças entre o modelo de treinamento aplicado pela MGS e os aspectos e processos de treinamento baseados em referencial teórico. Conclui-se que o “treinamento introdutório de serventes de limpeza da MGS” tem eficácia e também pontos passíveis de melhoria que, estudados, poderão aumentar sua qualidade tanto para o objetivo da empresa quanto para o desenvolvimento pessoal dos serventes de limpeza, no que diz respeito à ampliação dos seus conhecimentos.