Navegando por Palavra-chave "Mecanismos de Coordenação"
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Item Alinhamento estratégico na Secretaria de Estado de saúde de Minas Gerais: a área meio no contexto da gestão para resultados(2010) Pessoa, Rafael Marques; Silveira, Mauro César da; Carneiro, Ricardo; Fortes, Fátima Beatriz Carneiro Teixeira PereiraEste estudo de caso visa verificar de que forma as unidades de apoio (áreas meio) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais foram alinhadas à estratégia organizacional e integradas no modelo de gestão para resultados implementado no Governo do Estado de Minas Gerais. O referencial teórico adotado discute os conceitos e modelos adotados na literatura acerca de estratégia, sua relação com a estrutura organizacional, alinhamento estratégico e mecanismos de coordenação das organizações. O estudo de caso inicia com a descrição da estratégia da unidade de análise, passando à descrição de sua estrutura e de seu processo de alinhamento estratégico. Finalmente, apresenta a análise dos resultados e conclui que existem dois mecanismos predominantes de coordenação do trabalho (padronização de resultados e de processos) que devem ser considerados pelos modelos e instrumentos de gestão estratégica da organização, no sentido de explorar as potencialidades de ambos os mecanismos, reduzir seus pontos conflituosos e, conseqüentemente, alcançar os objetivos estratégicos.Item Coordenação de governo em políticas públicas : análise dos comitês temáticos em Minas Gerais(2017) Souza, Carolina Barros de; Silveira, Mauro César da; Fortes, Fátima Beatriz Carneiro Teixeira Pereira; Viana, Raquel de MattosEste estudo trata da coordenação de governo em políticas públicas e dos mecanismos de coordenação utilizados para que esta seja alcançada no âmbito dos Comitês Temáticos de Governo em Minas Gerais. Para sua realização determinou-se como objetivo a análise da concepção e do funcionamento dos Comitês Temáticos, no recorte temporal estipulado de maio de 2016 a setembro de 2017, a fim de identificar os mecanismos de coordenação utilizados neste arranjo. Para tanto, utilizou-se neste trabalho métodos de coletas de dados como a análise documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas. Desse modo, o trabalho pretendeu comparar a dinâmica de funcionamento de cada um dos seis Comitês Temáticos, identificando suas especificidades e motivações para o sucesso ou insucesso de cada um. Os resultados do estudo apontam como necessários ao funcionamento regular dos Comitês cinco mecanismos de coordenação: liderança executiva, receptividade à ação conjunta, padronização de estrutura, padronização de estratégia e meta-governança. A combinação desses fatores, em especial da liderança executiva e da predisposição à ação conjunta, são cruciais para definir se um Comitê Temático terá seu funcionamento regular, coordenado e eficiente, ou se apresentará suas atividades paralisadas. Isso se explica pelos desafios que envolvem a gestão colegiada e a ação intersetorial, que carecem da utilização desses instrumentos coordenativos para sua superação. Se faz necessário, portanto, um reajuste do modelo de governança dos Comitês Temáticos, a fim de que os trabalhos daqueles que se encontram inativos sejam retomados.Item Coordenação de governo nos ciclos políticos: uma análise dos mecanismos de coordenação utilizados na gestão do estado de Minas Gerais(2016) Pretti, Letícia Resende; Silveira, Mauro César da; Bernardi, Mônica Moreira Esteves; Silva, Max Melquíades daEsse estudo trata dos mecanismos de coordenação implementados nos ciclos políticos de governo no Estado de Minas Gerais. Para a sua realização determinou-se como objetivo a identificação e análise dos processos de coordenação adotados no governo de Minas Gerais, no que diz respeito, às ações governamentais no período determinado entre 2003 e 2016. Foi realizado, nesse sentido, um estudo de caso que estabeleceu como métodos de coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa buscou identificar a percepção dos gestores, principalmente aqueles que trabalham na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), sobre como se dá a coordenação governamental no período destacado, identificando, assim, as especificidades de cada ciclo político. Os resultados apontam, que de forma geral, no primeiro ciclo analisado os elementos de coordenação são mais perceptíveis e que a estratégia estabelecida pelo governo conseguiu se disseminar pela organização, mobilizando esforços para a sua concretização. Já no segundo ciclo, percebe-se ainda uma dificuldade em estabelecer o que de fato gera a coordenação. Isso se dá muito em razão do processo de participação social, em que há uma maior incerteza nas tomadas de decisões, contudo ainda é um processo que está em construção, cabendo os próximos anos que restam para o término do mandato de governo estabelecer uma coordenação coerente com as estratégias estabelecidas com a sociedade.