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Item A contribuição do programa Transforma Minas para a formação de lideranças no Estado de Minas Gerais: um estudo sobre o Programa de Desenvolvimento de Lideranças - PDL/MG(2021) Alcântara, Isaac; Oliveira, Kamila Pagel de; Bernardi, Mônica Moreira Esteves; Sousa, Rosânia Rodrigues deO presente trabalho discute sobre a contribuição do Programa de Desenvolvimento de Líderes - PDL/MG - do Programa Transforma Minas para a formação de lideranças na alta gestão do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais. No novo estágio de desenvolvimento no qual se encontra a humanidade, a liderança é fundamental para a condução das organizações nesse ambiente marcado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. E no contexto do setor público, que é marcado por crises fiscais e de legitimidade, o líder tem um papel central no enfrentamento desses problemas. Nesse sentido, tem-se como objetivos avaliar o PDL/MG quanto às competências propostas e à sua execução, bem como identificar os resultados apresentados pelos participantes, principalmente no que diz respeito à evolução das competências trabalhadas pelo Programa. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa, na qual as seguintes técnicas de pesquisa foram utilizadas: bibliográfica; documental; e de campo, composta pela aplicação de um questionário e por realização de entrevistas. Os resultados demonstram que o PDL/MG contribui para a formação de lideranças no Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, na medida em que propôs o desenvolvimento de competências aderentes às funções de liderança; trouxe, de forma geral, conteúdos adaptados às necessidades de seus participantes; proporcionou, em certa medida, um ambiente que favoreceu a assimilação desses conteúdos; promoveu a evolução dos participantes no que diz respeito às competências propostas; e gerou uma rede que conectou os subsecretários, possibilitando o exercício da cooperação. Vale ressaltar, no entanto, que o PDL/MG ainda se depara com desafios a serem enfrentados, sendo eles as lacunas de competência ainda existentes nos subsecretários e a recuperação o engajamento dos participantes, que foi prejudicado com a transição para o regime de teletrabalho.