Navegando por Palavra-chave "Sistema escolar da PMMG"
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Item Inclusão escolar no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais/Argentino Madeira: educação inclusiva na percepção dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental(2013-04-03) Salema, Tânia Augusta da Silva; Leite, Maria Ruth Siffert Diniz TeixeiraO objetivo desta pesquisa é uma análise sobre a educação inclusiva na percepção dos professores regentes das séries iniciais do ensino fundamental do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais/ unidade Argentino Madeira, em Belo Horizonte, no ano de 2012. A educação inclusiva é garantida por lei e a inserção dos alunos deficientes nas escolas regulares tornou-se uma realidade atual nos colégios da Polícia Militar de Minas Geais (PMMG), aflorando uma necessidade emergentede uma nova organização escolar e de um novo perfil do professor, exigindo o rompimento com os velhos paradigmas de uma educação padronizada com turmas homogêneas. Trata-se de uma pesquisa do tipo exporatória para a qual foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários, em uma amostra composta pelos professores regentes das séries iniciais do ensino fundamental, por entrevistas realizadas com os gestores e professores de apoio pedagógico. Sobressai-se desta pesquisa que os professores regentes das séries iniciais do ensino fundamental do Colégio Tiradentes/Argentino Madeira encontram-se despreparados para atuarem com os alunos deficientes em sala de aula. Conclui-se que a preparação e capacitação dos docentes são fundamentais para o ensino-aprendizagem dos alunos em uma escola inclusiva plena.