RI-FJP  Centro de Pesquisas Aplicadas (CPA)  CPA – Teses de doutorado 

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Título: Gestão do conhecimento tácito: um estudo de caso em uma organização pública de pesquisa e ensino em Minas Gerais
Autor: Câmara, Mauro Araújo
Orientador: Ferreira, Marta Araújo Tavares
Coorientador: Ribeiro, Rodrigo Magalhães
Nível: Doutorado
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento: Escola de Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação
Afiliação: Fundação João Pinheiro
Data: 2017
Descritores: Gestão do conhecimento
Setor público
Keywords: Knowledge management
Public sector
Palavras-Chave: Conhecimento tácito
Gestão do conhecimento tácito
Expertise
Grounded Theory
Resumo: Esta tese teve como objetivo investigar a importância da expertise no contexto de uma organização pública de pesquisa e ensino. Dada a carência de aprofundamento dos estudos sobre conhecimento tácito quando se trata de gestão do conhecimento no campo da Ciência da Informação, propôs-se um estudo para preencher tal lacuna. A literatura da área ilumina as iniciativas que tornam o conhecimento estruturado, explicitado, transformado em algum objeto ou dispositivo, configurando-se uma gestão do conhecimento reificado. A gestão do conhecimento pode ir além, principalmente quando se pretende preservar a expertise desenvolvida em alguma forma de vida pelos trabalhadores. Utilizando-se dos fundamentos da gestão do conhecimento tácito e dos elementos que emergem no seu entorno como percepção, julgamento e imersão, esta pesquisa procurou identificar a existência de habilidades tácitas em uma tarefa estruturada. Para isto, o estudo foi desenvolvido em uma organização pública de pesquisa e ensino de Minas Gerais. A parte empírica se deu por meio da análise de 96 questionários respondidos pelos servidores da área finalística e 08 entrevistas em profundidade com os servidores do grupo de contas regionais, bem como pela análise da tarefa de calcular o PIB trimestral do estado de Minas Gerais, procurando responder ao questionamento: por que esta tarefa não pode ser realizada somente por meio de computadores? Considerando ser esta uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, ela se utilizou dos fundamentos da metodologia da Grounded Theory e do objeto teórico do Curso da Ação. A técnica adotada foi a análise da atividade dos servidores em ação, que consiste no acompanhamento, observação e entrevistas recursivas de autoconfrontação. Por meio desta técnica foi possível identificar habilidades tácitas que interferem na realização da tarefa. Com os resultados alcançados, concluiu-se que, além de não ser possível realizar a tarefa de forma totalmente automatizada, é possível trazer à consciência dos executores as habilidades tácitas que possuem para que possam ser preservadas na organização por meio da aprendizagem focalizada. Concluiu-se também, que é viável a implementação da gestão do conhecimento tácito em organização pública de pesquisa e ensino com vistas ao desenvolvimento de tais habilidades pelos servidores menos experientes, abrindo um vasto campo a ser explorado pela Ciência da Informação.
Abstract: This thesis aimed at investigating the importance of expertise in the context of a research and education public organization. Due to the lack of deepened studies on tacit knowledge when it comes to Knowledge Management in the field of Information Science, a study was proposed to fill this gap. The literature of the area illuminates the initiatives that make knowledge structured, explicit, transformed into some object or device, turning itself into or becoming a reified knowledge management. Knowledge Management can go further, especially when it is intended to preserve the expertise developed in some form of life by workers. Using the fundamentals of the tacit knowledge management and the elements that emerge in its surroundings as perception, judgment and immersion, this research sought to identify the existence of tacit abilities in a structured task. The study was developed in a public organization of research and education of Minas Gerais. The empirical part was done through the analysis of 96 questionnaires answered by servants and 08 in-depth interviews with regional accounts group servers as well as the analysis of the task of calculating the quarterly GDP of the state of Minas Gerais, trying to answer the question: why cannot this task be done by just using computers? Considering that this is a qualitative exploratory research, the Grounded Theory methodology and the theoretical object of the Course of Action were used. The technique adopted was the analysis of the activity of the employees‟ proceedings in action, which consists of monitoring, observing and conducting recursive self-confrontation interviews. By this technique it was possible to identify tacit abilities that interfere in the accomplishment of the task. With the results achieved, it was concluded that, besides not being possible to perform the task totally in an automated way, it is feasible to bring the tacit abilities the executors possess to their consciousness so that these can be preserved in the organization through focused learning. It was also concluded that it is feasible to implement the tacit knowledge management in a public organization of research and education so as to develop such skills by less experienced servers, opening a vast field to be explored by Information Science.
Referência: CÂMARA, Mauro Araújo. Gestão do conhecimento tácito: um estudo de caso em uma organização pública de pesquisa e ensino em Minas Gerais. 2017. 206 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
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