CEMAPP I 2020
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Navegando CEMAPP I 2020 por Orientador "Morais, Reinaldo Carvalho de"
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Item Avaliação de impacto da estratégia de Saúde da Família sobre as internações por condições sensíveis à atenção primária em Minas Gerais(2023-05-15T15:49:15Z) Campos, Lívia Custódio Puntel; Morais, Reinaldo Carvalho deAs avaliações de políticas públicas são instrumentos essenciais ao aperfeiçoamento das políticas e programas e à qualificação dos investimentos sociais. No âmbito da saúde, a Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada do sistema e a ordenadora do cuidado. Sistemas de saúde que são orientados por ela são mais equânimes. No Brasil, a Estratégia de Saúde da Família é o modelo de APS ordenador do Sistema Único de Saúde - SUS. O indicador Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) é utilizado como uma medida da qualidade da APS. Desta forma, por meio do Propensity Score Matching e do método diferenças em diferenças, foi analisado o impacto da Estratégia de Saúde da Família nos municípios de Minas Gerais, no período de 2008 a 2019. Foi encontrado como resultado a diferença em diferença de menos 1,72 ICASP por triênio por mil habitantes no período avaliado, além de uma menor taxa de ICSAP em municípios de grande porte e em municípios com maiores proporções de pessoas inscritas no CadÚnico. As informações sugerem que a ESF tem impacto sobre a ICSAP.Item Efeitos da educação integral na proficiência em português e matemática em escolas estaduais em Minas Gerais(2023-05-17T09:34:50Z) Batista, Marina Coimbra Ferreira; Morais, Reinaldo Carvalho deNo estado de Minas Gerais, seguindo a tendência tanto no cenário brasileiro e mundial, a educação integral enquanto política educacional vem se consolidando. O aumento da jornada escolar propõe oferecer maior qualidade aos alunos, propiciando a ampliação dos conteúdos aprendidos e experienciados nas escolas. A possibilidade de oferta de esportes, atividades culturais, artísticas, bem como a integração da comunidade com a escola são os pilares da implementação da educação integral no Brasil, além, é claro, do chamado "reforço escolar", onde são repassados os conteúdos curriculares no contraturno, com a finalidade de melhorar o aprendizado dos alunos. Nesse sentido, esta pesquisa, seguindo uma tendência nacional de avaliar o impacto da educação integral sobre o aprendizado dos estudantes, se propõe a isolar o efeito do Programa de Educação Integral nas escolas da rede estadual no desempenho dos estudantes, medido pela avaliação do SAEB, por meio da Prova Brasil. A metodologia empregada neste estudo foi a do propensity score matching, que lança mão de um pareamento de escolas que implementaram a educação integral no ano de 2019 com escolas que não o fizeram. Essa ferramenta estatística permite diminuir ou até eliminar os vieses das amostras, uma vez que a escolha das unidades tratadas e não tratadas não se dá de forma aleatória. Desta forma, após o pareamento das unidades, compara-se o desempenho médio das escolas tratadas e não tratadas, estimando-se o efeito da intervenção sobre as variáveis de interesse, que, no presente caso, são o desempenho das escolas em Língua Portuguesa e Matemática, para o 5° e 9° anos do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Minas Gerais.