[6] CEAPPGG VI 2020-2022
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Navegando [6] CEAPPGG VI 2020-2022 por Orientador "Câmara, Mauro Araújo"
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Item A gestão de documentos e sistemas de registros : diagnóstico do setor de protocolo do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil de Minas Gerais(2023-02-01T14:28:57Z) Araújo, Simone Silva; Câmara, Mauro AraújoO presente trabalho tem por objetivo analisar as funcionalidades dos sistemas DIWEB e SEI utilizados no âmbito do setor de protocolo do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil de Minas Gerais. Tais sistemas possuem características e especificidades importantes e que subsidiam o trabalho de investigação e inteligência policial, sobre os quais discorreremos mais detidamente ao longo deste trabalho monográfico. Também será realizado um levantamento bibliográfico acerca de conceitos e autores que versam sobre temas como: Arquivística, Gestão Eletrônica de Documentos, Classificação de Documentos, SGAE - Sistema de Gestão Arquivística Eletrônica, SGDE - Sistema de Gestão de Processos de Documentos Eletrônicos e outros correlatos à gestão da informação e do conhecimento. Dessa forma, será possível verificar se os sistemas DIWEB e SEI, possuem os requisitos para uma gestão eficiente do grande volume documental produzido no âmbito da Polícia Civil de Minas Gerais. Por fim, teceremos alguns comentários referentes a possíveis melhorias que podem ser implementadas em ambos os sistemas para que atendam aos requisitos exigidos pelo CONARQ, ICA e outras instituições civis e governamentais ligadas à gestão eficiente de documentos em âmbito nacional e internacional.Item Governo digital e gestão de pessoas: análise do sistema PESCAD desenvolvido pela UFMG(2022-09-13T14:19:10Z) Alves, Joana D’arc de Sá Ribeiro; Câmara, Mauro Araújo; Dufloth, Simone CristinaO desenvolvimento de novas tecnologias provocou importantes mudanças na vida das pessoas e também no mundo corporativo. Nesse contexto, as informações são a matéria prima de maior valor estratégico para o mercado e o uso de tecnologias de informação e comunicação para organizar, armazenar, tratar e usar as informações tornou-se altamente disseminado inclusive no âmbito governamental. Nota-se um movimento mundial de governos e transformações digitais, com vistas a alterar de forma permanente e com geração de valor público a relação entre Estado e cidadão, pautada no uso de tais tecnologias, na criação de mentalidade digital e em políticas públicas capazes de trazer efetividade ao projeto. Sendo assim, emerge a discussão sobre quais são as competências necessárias para que os servidores públicos continuem atuando para a consecução dos objetivos das novas políticas de governo digital. Torna-se importante, então, abordar o conceito de competências digitais, intimamente relacionadas ao novo contexto, o que se fez a partir da análise de documentos como cartilhas da Escola Nacional de Administração Pública sobre o tema, o DigComp 2.1, o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital e o Quadro de Competências Digitais para profissionais da área de gestão de pessoas de Institutos Federais de Ensino Superior proposto por Lopes (2021). Decidiu-se fazer um estudo de caso do Sistema de Cadastro de Pessoal - PESCAD desenvolvido pela UFMG e utilizado na área de gestão de pessoas, com vistas a verificar quais competências foram necessárias para a sua criação e em que medida o sistema pode ser considerado ferramenta de inovação para o contexto no qual é utilizado. Para isso, realizou-se pesquisas documentais em sítios eletrônicos oficiais da UFMG e entrevistas com profissionais das áreas de gestão de pessoas e tecnologia da informação que atuaram na criação do PESCAD. Dos resultados obtidos, destaca-se inovações para a área de gestão de pessoas promovidas pelo uso do sistema, notadamente ganhos com eficiência, segurança da informação, mecanismos de controle, gestão e auditoria. Por outro lado, a pesquisa evidenciou desafios na construção do sistema, como a dependência do conhecimento centralizado em poucas pessoas, a dificuldade de priorização de demandas e a comunicação pouco assertiva entre os setores envolvidos.