[27] XXVII CSAP
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Navegando [27] XXVII CSAP por Orientador "Dufloth, Simone Cristina"
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Item O MG Planeja como instrumentos de planejamento, monitoramento transparência das ações de governo(2016) Goulart, Leon Nunes; Dufloth, Simone Cristina; Rodrigues, Maria Isabel Araújo; Wanderley, Claudio BurianA gestão governamental, na atualidade, tem se voltado cada vez mais para a aproximação com o cidadão. A questão da participação popular é de suma importância para a democratização do planejamento na administração pública. Disso depreende-se a utilização de ferramentas gerenciais, tais como: o planejamento estratégico para efetividade das políticas públicas, das metas e ações de governo, além de mecanismos que ampliam a disseminação de informações governamentais para a sociedade. Diante de tais necessidades, foi lançado um novo sistema, que é também um site, denominado "MG Planeja”. O MG Planeja contribui para o planejamento, acompanhamento e monitoramento das ações prioritárias governamentais e também disponibiliza informações de cunho estratégico aos cidadãos. O presente trabalho estuda o sistema/site MG Planeja, suas funcionalidades, seu processo de concepção/criação e seu uso como ferramenta de transparência, controle social e participação popular. A pesquisa conclui que o MG Planeja é um sistema de grande importância e atende ao propósito de servir como uma ferramenta de fácil entendimento voltada para o planejamento, acompanhamento e monitoramento das ações prioritárias de governo, permitindo também o controle social e a participação popular ao disponibilizar informações sobre as entregas do governo aos cidadãos.Item Reforma administrativa do Estado: análise do processo de mudança decorrente da fusão organizacional ocorrida na Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais entre 2013 e 2014(2014) Nascimento, Matheus Fernandes; Dufloth, Simone Cristina; Silveira, Mauro César da; Rodrigues, Maria Isabel Araújo; Guedes, Roger de MirandaO presente trabalho analisa o processo de mudança decorrente da fusão da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (SETE) com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) ocorrido no período 2013-2014, dando origem à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE). O processo de mudança objeto da presente monografia foi estabelecido para adequar a pasta à nova determinação legal elaborada, o que levou a diversas adaptações nos âmbitos estruturais, processuais, estratégicos, orçamentários e de gestão de pessoas. O estudo envolveu pesquisa bibliográfica, documental e de campo junto a atores envolvidos no processo de transição para a fusão entre as Secretarias em questão. A análise do estudo direcionou-se para os seguintes aspectos: estratégia, estrutura, gestão da mudança, gestão de pessoas, processos e reações à mudança. Através da análise das etapas que envolveram o processo de mudança implementado, do desenvolvimento de estudos direcionados para as dimensões citadas e, da percepção dos principais atores envolvidos, buscou-se produzir melhor entendimento sobre o tema abordado. Conclui-se, ao final do trabalho, que o processo de mudança pelo qual se submeteu a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE) apresentou um saldo positivo, ainda que a condução da mudança não tenha sido realizada de maneira satisfatória, nos termos legais, estruturais, processuais e estratégicos a mudança foi concretizada.