Navegando por Orientador "Leite, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira"
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Item Ensino fundamental de nove anos nas escolas estaduais de Minas Gerais(2009) Monteiro, Brenda Carla; Leite, Maria Ruth Siffert Diniz TeixeiraEsta pesquisa aborda o Ensino Fundamental de Nove Anos nas Escolas Estaduais de Minas Gerais. O objetivo geral é identificar quais são os principais desafios que o Ensino Fundamental de Nove Anos nas Escolas Estaduais traz para os gestores escolares, tendo como base uma escola pública situada no município de Belo Horizonte. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, tendo como sujeitos os especialistas em educação básica, que atuam como supervisor pedagógico e como orientador educacional e o gestor escolar da escola pública da rede estadual no município de Belo Horizonte. Os instrumentos de pesquisa foram observações in loco, questionários para os especialistas em educação básica e entrevista estruturada com o gestor escolar. Através da análise dos dados coletados, verificou-se que é importante que a gestão escolar seja democrática, flexível e compartilhada, para que se tenha uma maior interação da unidade com a comunidade local e uma maior participação da família do aluno em seu processo de escolarização. E que o atendimento ao Ensino Fundamental com duração de nove anos, requer uma atenção especial por parte de todos os profissionais e especialmente da gestão escolar, a fim de que o ambiente e o processo de ensino e a aprendizagem sejam significativos para as crianças de 06 (seis) anos de idade, que desde 2004 passaram a integrar o corpo discente deste nível de ensino das escolas de Minas Gerais.Item Inclusão escolar no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais/Argentino Madeira: educação inclusiva na percepção dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental(2013-04-03) Salema, Tânia Augusta da Silva; Leite, Maria Ruth Siffert Diniz TeixeiraO objetivo desta pesquisa é uma análise sobre a educação inclusiva na percepção dos professores regentes das séries iniciais do ensino fundamental do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais/ unidade Argentino Madeira, em Belo Horizonte, no ano de 2012. A educação inclusiva é garantida por lei e a inserção dos alunos deficientes nas escolas regulares tornou-se uma realidade atual nos colégios da Polícia Militar de Minas Geais (PMMG), aflorando uma necessidade emergentede uma nova organização escolar e de um novo perfil do professor, exigindo o rompimento com os velhos paradigmas de uma educação padronizada com turmas homogêneas. Trata-se de uma pesquisa do tipo exporatória para a qual foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários, em uma amostra composta pelos professores regentes das séries iniciais do ensino fundamental, por entrevistas realizadas com os gestores e professores de apoio pedagógico. Sobressai-se desta pesquisa que os professores regentes das séries iniciais do ensino fundamental do Colégio Tiradentes/Argentino Madeira encontram-se despreparados para atuarem com os alunos deficientes em sala de aula. Conclui-se que a preparação e capacitação dos docentes são fundamentais para o ensino-aprendizagem dos alunos em uma escola inclusiva plena.Item A informática na escola pública de ensino básico em Minas Gerais: o caso da Escola Estadual "y" e a oferta do programa " Formação inicial para o trabalho - FIT"(2009) Braga, Rita de Cássia; Leite, Maria Ruth Siffert Diniz TeixeiraA presente pesquisa aborda a implantação da Informática nas EE de Minas Gerais. O objetivo desse estudo de caso é analisar a implantação do Programa FIT na Escola Estadual “Y” de Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA (ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL) e PAV(Projeto Acelerar para Vencer) a sua eficiência como ferramenta inovadora no processo de escolarização e como mecanismo capaz de provocar mudanças significativas com relação ao conhecimento dos alunos na área da Informática visando à preparação dos participantes para oportunidades de trabalho. O foco de observação foi a Escola “Y” e o programa oferecido naquela unidade de ensino. A metodologia usada foram instrumentos de pesquisas como: entrevistas com a diretora, e questionários para as supervisoras, professores que fizeram o curso de capacitação e que estão repassando aos alunos e aos alunos inscritos no programa. Dentro desse estudo de caso, foi observado ainda que para qualquer programa, projeto e implementações de políticas públicas darem certo, é necessário que a gestão escolar seja, participativa e compartilhada.Item A lei estadual n.10.379/91 e a extensão do atendimento dos serviços de emergência policial às pessoas com deficiência fonadora e auditiva: um olhar sobre o contexto atual e as necessidades(2011-10-27) Gonçalves, Ronivaldo; Leite, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira; Lacerda, Marcos Antônio C. de; Custódio, Luciana SilvaO estudo em voga procura analisar e contextualizar o uso da comunicação não verbal nas atividades de Polícia ostensiva desenvolvidos pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), como forma de suporte à preservação da ordem pública. Mostra-se como uma pesquisa de caráter exploratório, por ser um tema ainda não retratado no âmbito acadêmico, vez que procura dar enfoque às ações da PMMG no tratamento de eventos de defesa social que tenham a participação de pessoas que não se expressam por meio da fala com o uso da voz humana, visando estabelecer um paralelo entre a rotina atual e possibilidade de melhoria na prestação desse serviço por meio do uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras como forma de comunicação entre o Policial Militar e a pessoa com deficiência cliente desse serviço. É calcado em base teórica orientada nas definições de comunicação, linguagem, interação e inclusão, já que as atividades e os serviços prestados pela PMMG devem estar disponíveis à todos independente da forma como se expressem e da língua que pratiquem. Possui ainda caráter descritivo, pois desenvolveu-se por meio de coleta de dados e informações em questionários que tiveram como objetivo verificar o nível de conhecimento das pessoas que trabalham com o Treinamento de Polícia Militar (TPM) e Comunicação Organizacional acerca do tema, sua visão sobre a importância dessa forma de comunicação na atividade policial, assim como as condições de se incluir o treinamento de Libras nas atividades do TPM na modalidade de Treinamento Complementar; bem como entrevistas com autoridades responsáveis pelo Treinamento de Polícia Militar e Comunicação Organizacional da PMMG sob qual a visão que têm sobre o tema proposto e as perspectivas quanto à sua aplicabilidade. Utilizou-se o método indutivo para correlacionar as ações de polícia e atendimento às pessoas com deficiência auditiva, por meio da legislação vigente, das formas e técnicas policiais utilizadas, e de estudos anteriores que tiveram por viés a percepção do surdo sobre o atendimento dado a eles por parte dos policiais militares, e a percepção de policiais militares no desenvolvimento de abordagens policiais a pessoas surdas. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de uma adequação da doutrina de procedimentos em uso atualmente para atendimento das determinações da legislação em vigor como forma de garantia de atendimento policial de emergência às pessoas com aquelas deficiências.