Navegando por Orientador "Linhares, Paulo de Tarso Frazão Soares"
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Item Alternativa para o financiamento da restauração, conservação, manutenção e operação da rede rodoviária federal secundária e estadual de forma sustentável, em Minas Gerais(2008) Frade, Marcos Antônio; Linhares, Paulo de Tarso Frazão SoaresO trabalho aqui apresentado contempla um amplo estudo sobre a rede rodoviária em Minas Gerais, sua evolução ao longo dos anos, o estado de conservação e manutenção, as fontes de financiamento e a expansão da rede prevista para os próximos anos. A principal preocupação e objetivo final do trabalho é buscar uma alternativa para as questões relacionadas à gestão das rodovias estaduais e das rodovias federais secundárias, rodovias estas que fisicamente estão integradas, mas dissociadas quanto ao gerenciamento e planejamento de investimentos. Para desenvolvimento do trabalho, foi buscada na literatura acadêmica, através da pesquisa de textos de diversos autores, a confirmação da estreita relação entre transportes e desenvolvimento econômico e o quanto é importante um sistema de transportes eficiente como suporte ao desenvolvimento econômico e social. Foi realizada uma pesquisa sobre o estado de conservação das rodovias e a necessidade de recursos para financiamento da sua conservação e restauração. Foi realizado também um estudo comparativo entre recursos necessários e disponíveis para os próximos anos. Foram abordadas questões relacionadas ao gerenciamento das rodovias federais secundárias, que constituem um dos entraves para uma busca de uma solução economicamente viável e sustentável para o setor. O trabalho contempla também os estudos sobre as alternativas para financiamento da conservação, manutenção, restauração e operação das rodovias, a possibilidade de formação de Pólos Rodoviários passíveis de exploração econômica pela iniciativa privada. Dentre os dois modelos estudados, as Parcerias Público Privada - PPP’s, apresentam- se mais viáveis para aplicação tendo em vista as características especificas da economia estadual e pela possibilidade de participação financeira do Estado possibilitando tarifas mais adequadas. Estudos específicos sobre cada “Pólo” deverão ser desenvolvidos para demonstrar a viabilidade econômica do modelo proposto.Item Análise da trajetória da fiscalização do excesso de peso das cargas transportadas nas rodovias do Brasil especialmente no estado de Minas Gerais(2008) Nunes, Maria Lúcia; Linhares, Paulo de Tarso Frazão Soares; Sousa, Elieth Amélia de; Rocha, Ronaldo JoséEsta monografia tem como objetivo analisar da trajetória da fiscalização do excesso de peso das cargas transportadas nas rodovias no Brasil especialmente no estado Minas Gerais, e divide-se em quatro capítulos. No primeiro capítulo define-se o transporte rodoviário, sua importância na matriz do transporte brasileiro, mostra os procedimentos da fiscalização do transporte rodoviário de cargas e mostra também que o excesso de peso por eixo dos veículos pesados que trafegam nas rodovias e as ruas do Brasil, deterioram muito mais rapidamente o pavimento do que em outros países. E que, além disso, o causa prejuízos materiais e acidentes, e perda de vidas. O segundo capítulo apresenta o histórico do controle de peso no Brasil, o resumo do plano diretor de pesagem, as metodologias de pesagens de veículos, as tolerâncias de peso, efeitos do excesso de peso nas rodovias, prejuízos das mercadorias transportadas e a situação atual do controle de peso. No terceiro capítulo é mostrado o arranjo institucional legal da fiscalização do excesso de peso, a legislação sobre os limites de peso, as bases legais da política nacional de trânsito, estrutura da gestão da política nacional de trânsito, sistema nacional de trânsito - SNT e a competência dos órgãos rodoviários. No quarto e último capítulo traz os procedimentos de fiscalização no Estado de Minas Gerais; etapas de implantação das balanças, procedimentos de aferição das balanças, localização das praças de pesagens e as dificuldades operacionais. Para analisar e entender os procedimentos e atuação do Estado na fiscalização do excesso de peso das cargas transportadas nas rodovias do Brasil, e especialmente no Estado de Minas Gerais; usei a seguinte metodologia: A metodologia utilizada para desenvolver esta monografia foi inicialmente pesquisa bibliográfica, envolvendo a legislação, Código de Trânsito Brasileiro – CTB, resoluções do CONTRAN, decretos, consulta de pesquisas realizadas pela Agência Nacional de Transportes 7 Terrestres - ANTT, da Confederação Nacional de Transportes - CNT teses de mestrado, doutorado, artigos e enfim trabalhos de vários autores no assunto. Tendo como destaque especial para os trabalhos do Professor João Fortini Albano que é uma referência nacional no assunto. A conclusão que é que a introdução da fiscalização de excesso de peso no Brasil foi tardia além de tardia ela foi lenta nunca abarcou uma proporção significativa da malha rodoviária do país. No Estado de Minas Gerais ela ocorreu somente algum tempo depois e foi impulsionada pela demanda de cargas que começaram a circular pela malha viária do Estado.Item As colaborações do poder público e da iniciativa privada para o transporte de bicicletas nos centros urbanos(2009) Chaves, Maria Cristina Macedo; Linhares, Paulo de Tarso Frazão SoaresEsta monografia tem como objetivo fomentar o estudo do tema a fim de se pensar em soluções para o desafogamento do tráfego de veículos em BH. Para analisar e entender a importância do sistema de ciclovias, especialmente em Belo Horizonte, usei a seguinte metodologia: A metodologia utilizada para desenvolver esta monografia foi inicialmente pesquisa bibliográfica, envolvendo a legislação, Código de Trânsito Brasileiro – CTB, sítios da Web, entrevistas com moradores de BH que sofrem com as dificuldades de circulação, ensaios publicados por organizações sociais. A conclusão é a de que, embora o uso de bicicletas em ciclovias seja tímido em BH, seja pela topografia desfavorável, seja pela falta de cultura desse hábito pelo cidadão, essa prática encontra boa aceitação e deve ser incentivada pelo poder público e iniciativa privada, população, a exemplo de experiências existentes nas cidades de Paris, Londres, Nova York, bem como na China.Item Metodologia de planejamento e conceito de estratégia adotados nos trabalhos de planejamento desenvolvidos na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais(2009) Barbosa, Marcel Romani; Linhares, Paulo de Tarso Frazão Soares; Rocha, Elisa Maria Pinto daEste trabalho destinou-se a realizar uma análise dos trabalhos de Planejamento Estratégico desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SECTES, buscando principalmente determinar e analisar o conceito de estratégia e as ferramentas utilizadas no planejamento. Para tanto, fez-se um estudo a respeito dos conceitos de estratégia existentes na literatura da administração, e das principais escolas de planejamento estratégico. Faz-se também um breve relato sobre o Balanced Scorecard - BSC, devido à sua utilização pela Secretaria, discutindo sua validade enquanto ferramenta de gestão estratégica, e sobre as ferramentas do chamado Planejamento Estratégico de Minas Gerais. Por fim, busca-se analisar, através de análise documental e comparativa com as conclusões tiradas ao longo do trabalho, a natureza do conceito de estratégia e do planejamento estratégico da SECTES, tendo como referência as técnicas utilizadas para tal.Item Política de apoio aos municípios mineiros em obras de infra-estrutura: construindo nova visão para o emprego de emendas parlamentares e a gestão de políticas(2008-12-09) Oliveira, Sheila Cock Moreira de; Linhares, Paulo de Tarso Frazão Soares; Ckagnazaroff, Ivan BeckO presente trabalho apresenta uma análise sobre os recursos repassados através das emendas parlamentares, objetivando a execução dos programas voltados ao apoio à infra-estrutura municipal na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais - SETOP/MG. O uso dos recursos consignados pelos deputados pode ser uma situação na qual o interesse público corre o risco de ser sobrepujado em favor de grupos determinados ou interesses, de alguma forma, particularistas. O objetivo é apresentar novos modelos a serem implantados na SETOP, com uma abordagem técnica mais aperfeiçoada. A partir da necessidade de aprimoramento da ação pública, discute-se a possibilidade de transformação destes programas em projetos estruturadores, e apresenta-se o Método Multi-Critério como forma de geração de incentivo às obras voltadas às reais necessidades das localidades, ainda que não apresentem grande visibilidade política.