Navegando por Orientador "Santos, Marcelo Alves dos"
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Item O absenteísmo por CID-M (doenças osteomusculares) dos auxiliares de cozinha dos restaurantes populares de Belo Horizonte(2018-12-05) Souza, Ana Carolina Arruda Mendes de; Santos, Marcelo Alves dos; Silva, Sérgio Luiz Félix daO absenteísmo é definido como a ausência do empregado ao trabalho, por qualquer razão, naquelas ocasiões em que seria de esperar sua presença. A rotina vivenciada pelos auxiliares de cozinha dos restaurantes populares se mostra bastante exaustiva e exigente, o que pode levar a situações que têm como consequência o adoecimento. O absenteísmo em decorrência de doenças osteomusculares entre os auxiliares de cozinha dos restaurantes populares de BH tem sido recorrente. Diante de tais constatações, este trabalho tem como objetivo geral analisar o índice de absenteísmo por CID-M (doenças osteomusculares) entre os auxiliares de cozinha dos restaurantes populares de BH. Considerando que a prevenção é a melhor forma para o controle de doenças do sistema osteomuscular, ações ergonômicas foram propostas, a fim de promover uma melhor qualidade de vida no trabalho, tornando os auxiliares de cozinha aptos para a correta realização de suas atividades e, consequentemente e mais importante, não sofra danos a sua saúde física.Item Descrição das fases da implementação do Núcleo Interno de Regulação em um hospital de grande porte de Belo Horizonte-MG : identificar as dificuldades e melhorias alcançadas de 2018(2023-02-01T10:43:40Z) Santos, Iranice dos; Santos, Marcelo Alves dosA gestão hospitalar busca superar deficiências na infraestrutura, materiais e equipamentos, medidas práticas de melhorias que apoiam a excelência e a humanização da saúde. A assistência terciária, que cuida de pacientes com diferentes demandas em variados níveis de complexidade, constitui um desafio aos gestores em fornecer assistência à saúde com qualidade e baseada em valores. Para assegurar a população acesso a ações e serviços de saúde de forma universal, igualitária e pautado na equidade, o Ministério da Saúde (MS) estabelece normas e estratégias, que coordena o processo de organização da assistência à saúde, no âmbito nacional. Dentre as estratégias do Ministério da Saúde encontra-se a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), que define e recomenda a criação do Núcleo Interno de Regulação (NIR). O NIR é considerado uma unidade técnico-administrativa que possibilita o monitoramento do paciente desde a sua chegada à instituição, durante o processo de internação e sua movimentação interna e externa, até a alta hospitalar. O estudo tem como objetivo a descrição da implementação do Núcleo Interno de Regulação em um hospital de grande porte na cidade de Belo Horizonte - Minas Gerais, ocorrido no ano 2018, a fim de identificar tanto as dificuldades para a sua aplicação, como as melhorias alcançadas no período de 2018 a 2020. Trata-se de um relato de caso com caráter exploratório e qualitativo. Avalia-se os processos desde a fase do diagnóstico situacional até o momento da avaliação dos indicadores disponíveis, concomitantemente foram realizadas entrevistas do tipo estruturada formalizada. O estudo demonstrou que, diante da possibilidade de promover, a partir das competências atribuídas ao núcleo, o uso racional da capacidade hospitalar instalada e a melhoria da experiência do beneficiário no âmbito hospitalar, principalmente, no que tange a segurança, torna-se essencial reconhecer o NIR como indispensável para a sustentabilidade da instituição. O NIR revelou ser benéfico quanto a capacidade de gerar, calcular e monitorar indicadores hospitalares de eficiência, de tal forma, a colaborar na tomada de decisões gerenciais. Quanto melhorias, pode-se propor a ampliação da equipe, o aperfeiçoamento dos treinamentos e a construção de novos indicadores de resultados e processos.