GRUPO DE PESQUISA "NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO" (N_Educ)
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O Núcleo de Estudos em Educação (N_Educ), criado na Fundação João Pinheiro em 2024, é um grupo de pesquisa que reúne pesquisadores de diversas áreas com foco em políticas educacionais.
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Navegando GRUPO DE PESQUISA "NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO" (N_Educ) por Autor "Braga, Daniel Santos"
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Item Ciclo de políticas e Teoria da Atuação: contribuições para as pesquisas em políticas educacionais(UFPE, 2023) Batista, Viviane Alfredo Alves; Braga, Daniel SantosEste texto faz uma reflexão sobre as contribuições da abordagem teórico-metodológica do ciclo de políticas e da teoria da atuação para as pesquisas sobre políticas públicas em educação. O estudo trata do desenvolvimento dessas perspectivas em diálogo com os estudos sobre implementação de políticas e burocracia de nível de rua. Para isso, discute as principais obras de Stephen Ball e colaboradores que abordam essas vertentes analíticas. Como conclusões, o texto aponta que, embora não sejam as únicas formas de se pensar a formulação e operacionalização dos programas de ação educacional, os pressupostos dessas abordagens contribuem na compreensão das regras de funcionamento das políticas públicas de educação e os recursos de poder associados a elas, assim como os modos de interação entre atores e instituições nos processos políticos no interior das escolas.Item Mulheres e a política: possibilidades e limites da representação(Editora da UFRGS/CEGOV, 2021) Péret, Letícia; Braga, Daniel Santos; Saraiva, Ágnez de LélisItem O PSPN na pauta das políticas públicas: disputas na arena política e construção da agenda educacional(UFMG, 2021) Braga, Daniel SantosEste artigo analisa a emergência do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica–PSPN, nas discussões de políticas da valorização docente no Brasil. Para isso, à luz da teoria das arenas políticas de Lowi e da formação de agendas de Kingdon, faz uma discussão sobre os principais fatores, atores e o contexto político que levaram ao surgimento dessa pauta, assim como sua inclusão e permanência na agenda. Realizou-se uma reflexão sobre os referenciais teóricos escolhidos e uma análise documental da legislação educacional a fim de se compreender o lugar do piso nos quadros das políticas de valorização docente. Procurou-se evidenciar quais atores sociais incidiram na sua criação e de que forma se deu essa influência.