Navegando por Autor "Assis, Marcos Arcanjo de"
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Item Avaliação de resultados do programa de formação em gestão de pessoas: processo, metodologia e aprimoramentos de programas de desenvolvimento(2023) Riani, Juliana de Lucena Ruas; Oliveira, Kamila Pagel de; Bernardi, Mônica Moreira Esteves; Assis, Marcos Arcanjo deO artigo apresenta os achados da avaliação de resultados da primeira edição do Programa de Formação em Gestão de Pessoas (PFGP), realizado pela Fundação João Pinheiro, em 2020. O PFGP qualifica gestores públicos das áreas central ou setoriais que formulam políticas de gestão de pessoas. Sua primeira edição foi destinada a times de gestores de nove estados brasileiros e ofertou módulos teóricos sobre subsistemas de gestão de pessoas, etapas vivenciais, com estudos e partilha de casos concretos e uma fase makerde elaboração de Planos de Ação. A avaliação desta edição considerou diferentes momentos da execução do programa -antes, durante e depois e inova ao preencher uma lacuna reconhecida pela literatura de desenvolvimento de pessoas, ainda incipiente na reflexão e avaliação de efeitos de programas de formação nos processos de trabalho. O estudo avaliativo mostrou que, na perspectiva dos participantes, o PFGP alcançou os resultados esperados, contribuindo para o desenvolvimento de uma visão estratégica da área de gestão de pessoas, com a realização de práticas transformadoras observadas nos Planos de Ação dos times. Os conteúdos e ferramentas apresentados no curso são percebidos como úteis para o aperfeiçoamento e modernização dos processos de trabalho, o que leva ao melhor planejamento e alinhamento de novas ações e projetos na área. O PFGP também fomentou a constituição de grupos e redes de gestão de pessoas em alguns estados. Os resultados da avaliação foram utilizados para o aprimoramento do programa e já aplicados na sua segunda edição, realizada em 2021.Item [Editorial] V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas: contribuições e perspectivas(Fundação João Pinheiro, 2023) Magalhães, Bruno Dias; Assis, Marcos Arcanjo deItem Educação e desigualdade em Minas Gerais : um diagnóstico a partir das transições educacionais(Fundação João Pinheiro, 2012) Assis, Marcos Arcanjo de; Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; http://lattes.cnpq.br/2084604177044476; Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; Guimarães, Alexandre Queiroz; Fernandes, Danielle CirenoThis work intends to carry out an analysis of educational inequality in Minas Gerais, in order to assess whether and how educational opportunities, with regard to the transitions between different stages of schooling, are unevenly distributed among different social groups and regions of the state. The study, which uses data from the Household Sample of Minas Gerais (PAD/ MG) performed in 2009 by João Pinheiro Foundation, presents: a) some educational indicators of the state in order to situate the recent development of educational opportunities in Minas Gerais; b) analyzes how completion rates of four school transitions were changing over time and among the regions of the state´s planning; and c) researches the determinants of the probabilities of performing educational transitions for young people from 6 to 19 years old in 2009, from the point of view of variables associated with the origin of these students. For this analysis, the logistic model of school progress was applied, widely used by other related studies. We conclude that despite of the modernization of the Brazilian society, of the improvement of the social conditions of families and educational reforms carried out and, finally, of the reduction of educational inequalities, striking phenomena since the second half of the twentieth century, the opportunities for further education are unevenly distributed among the students of Minas Gerais and are largely conditioned by their background.Item Entrevista con la chilena Alejandra Faúndez: “En el caso de América Latina, el sofisticar la evaluación no tiene que ver con sofisticar el método. Tiene que ver con integrar la complejidad de esta región al análisis, que son caminos distintos”(Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, 2021) Imura, Carolina Proietti; Assis, Marcos Arcanjo deLas crisis de algún modo guardan una semilla, un germen de cosas nuevas que uno puede volver a revisar, a reinventar, a recrear. Entonces, en ese sentido, creo que fue un momento muy crítico, muy caótico también. O sea, había muchas pugnas de poderes, muchos intereses en juego, muchas cosas que derrumbar definitivamente. Pero también creo que había mucha esperanza. Las crisis siempre albergan esas dos tensiones. O sea, de un lado tanto dolor, tanta tragedia y, por otro lado, también tanta esperanza de que se pueden hacer mundos diferentes. Entonces creo que la crisis, en ese momento (de la dictadura en Chile) fue cuando a mí me encontró la evaluación, porque yo creo que la evaluación me encontró a mí más que yo a ella.Item Feira de projetos de intervenção: a experiência do ensino sobre formulação, gestão e avaliação de projetos públicos(2018) Silveira, Mauro César da; Assis, Marcos Arcanjo deO artigo discute um caso de ensino sobre o processo de formação de políticas públicas em um curso de Administração Pública, sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Trata-se da Feira de Projetos de Intervenção, trabalho desenvolvido no âmbito de duas disciplinas em que os alunos selecionam um problema público relevante e, aplicando metodologias de concepção e gerenciamento de projetos, desenham uma alternativa de solução. O objetivo do texto é registrar a experiência e, a partir dela, discutir aspectos relevantes para o desenvolvimento de estratégias interdisciplinares de ensino em cursos do Campo de Públicas. Adota-se uma perspectiva de interdisciplinaridade que vai além da interação entre distintas disciplinas, sendo fundamental, a troca, reciprocidade, diálogo e disposição para inovação dos envolvidos. Duas metodologias são aplicadas no desenvolvimento do projeto da Feira: o Marco Lógico, que fornece referências objetivas para a concepção, gestão e avaliação de projetos; e as boas práticas do Project Management Institute, método baseado em áreas de conhecimentos e grupos de processos adequados ao gerenciamento de projetos. Cinco edições dessa experiência já foram realizadas, resultando no desenho de 89 projetos. A cada edição, inovações na dinâmica foram incorporadas, ampliando as potencialidades e os aprendizados sobre a interdisciplinaridade na Administração Pública. Destacam-se a importância da articulação de teorias e métodos para compreensão de situações-problema complexas, a experiência, mesmo simulada, dos reveses da prática administrativa no setor público, a relevância da abertura para a inovação e para o trabalho em parceria entre os docentes envolvidos, além de dificuldades instrumentais sobre o ensino do processo de produção de políticas públicas.Item Nem acaso nem destino: as engrenagens das desigualdades e elementos para desmontá-las(Editora da UFRGS/CEGOV, 2020) Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; Ladeira, Carla Bronzo; Assis, Marcos Arcanjo de; Silva, Matheus Arcelo FernandesItem Os determinantes do fluxo escolar no ensino médio em Minas Gerais (Brasil)(2023) Riani, Juliana de Lucena Ruas; Assis, Marcos Arcanjo deCom o objetivo de suprir a falta de dados que permita estimar o fluxodos alunos entre as séries e ao mesmo tempo obter informações do indivíduo e da sua família, a Pesquisa por Amostra de Domicílios de Minas Gerais pesquisou a situação educacional de todos os entrevistados no ano anterior à pesquisa. A PAD-MG é uma pesquisa bianual, coordenada pela Fundação João Pinheiro, que possui informações sociodemográficas da população mineira, tais como saúde, educação, renda, trabalho entre outros. Assim, esse artigo tem o objetivo de estimar as taxas de fluxo do ensino médio para Minas Gerais entre os anos de 2012 e 2013. Em seguida, serão estimados os determinantes da promoção do ensino médio por meio de uma regressão logística binária. As variáveis explicativas consideram atributos individuais e variáveis relacionadas ao background familiar, como renda domiciliar per capita, status ocupacional, composição do domicílio e recebimento do Bolsa Família.Item Utilização do monitoramento da Política de Prevenção à Criminalidade de Minas Gerais(2020) Maia, Tamiris Pires; Assis, Marcos Arcanjo deAs sistemáticas de monitoramento de políticas públicas ganharam relevância no âmbito governamental a partir das reformas gerenciais da administração pública. A despeito disso, a utilização das informações pelos gestores persiste como desafio iminente. O objetivo do artigo é identificar e categorizar, à luz da literatura de referência, o uso dado às informações geradas pelas estratégias de monitoramento da Política de Prevenção Social à Criminalidade (PPSC) do Estado de Minas Gerais. São utilizados dados qualitativos coletados em pesquisa realizada com atores que atuam em diferentes áreas de execução da política. Constatou-se que os gestores fazem uso direto e político das informações, de tipo instrumental, processual, persuasiva e imposta. Apesar disso, observou-se que a PPSC não dispõe de um sistema de monitoramento estruturado. Assim, a produção de registros e dados fica concentrada nas unidades locais de implementação dos programas que compõem a política. Notou-se ainda que a publicização destes dados é insufi ciente e que as atividades de monitoramento são percebidas como instrumentos de controle e fiscalização.