Navegando por Autor "Silva, Matheus Arcelo Fernandes"
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Item Campo de públicas no Brasil: diagnóstico exploratório realizado pela rede de pesquisa do campo de públicas(2023) Andion, Carolina; Cruz, Fernanda Natasha Bravo; Midlej, Suylan; Silva, Matheus Arcelo Fernandes; Ribeiro, Erika CarachoEste artigo apresenta o percurso da constituição da Rede de Pesquisa do Campo de Públicas no âmbito da Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas e também o desenho, os aprendizados e os resultados de uma primeira etapa da pesquisa de diagnóstico exploratório de cursos do Campo de Públicas no Brasil, mediante a análise das dimensões de ensino, pesquisa, extensão, estágio e perfil de egressos em 51 projetos pedagógicos. Tem como objetivos sistematizar e apresentar essa experiência e fomentar o diálogo e o engajamento dos participantes do campo (coordenadores de curso, professores, pesquisadores, estudantes, egressos e profissionais) no esforço coletivo de compreender o campo, sua configuração e características.Item Desigualdade para inconformados: dimensões e enfrentamentos das desigualdades no Brasil(Editora da UFRGS/CEGOV, 2020) Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; Silva, Matheus Arcelo FernandesItem Entre a técnica e a prática: a experiência com o Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal(Fundação João Pinheiro, 2023) Oliveira, Beatrice Corrêa de; Viana, Raquel de Mattos; Silva, Matheus Arcelo Fernandes; Souza, Roberto Eduardo Santos de; Bortot, Juliana TeixeiraItem Entre os mecanismos de controle e a resistência: um estudo sobre as relações de poder nas organizações a partir da análise de charges(2017) Pena, Felipe Gouvêa; Saraiva, Luiz Alex Silva; Silva, Matheus Arcelo Fernandes; Lage, Mariana Luísa da CostaEste artigo tem como proposta investigar, por meio da análise de charges,como as relações de poder nas organizações podem estar permeadas por mecanismos de controle e ao mesmo tempo pela resistência. Para tanto, em busca de formas alternativas de discutir a temática, tomou-se como referência alguns trabalhos que assumiram que o humor pode ser utilizado como uma fonte de pesquisa interessante no campo dos Estudos Organizacionais. Em uma abordagem qualitativa, optou-se por desconstruir as charges sob a ótica da análise do discurso na vertente francesa, considerando os aspectos refletidos e refratados nos discursos. Foi possível constatar que as relações de poder não são simétricas, não são fixas e não são eternas. Elas são cíclicas, se transformam e ganham novas configurações conforme os contextos, mas não deixam de existir. As estratégias adotadas resultaram em um estudo profícuo, no sentido de apresentar uma discussão latente a partir de uma análise nada funcional.Item Entrevista: Cenários e desafios para o planejamento governamental(Fundação João Pinheiro, 2022) Cardoso Júnior, José Celso Pereira; Cardoso Júnior, José Celso Pereira; -; Silva, Matheus Arcelo Fernandes; Fundação João PinheiroItem Extensão, administração municipal e cidadania: o projeto de extensão 10envolver capacidades(2022) Saraiva, Ágnez de Lélis; Oliveira, Beatrice Corrêa de; Silva, Matheus Arcelo Fernandes; Souza, Roberto Eduardo Santos de; Gonzaga, Thiago de OliveiraCom o intuito de proporcionar aos estudantes da graduação da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro espaços de trocas de conhecimentos, de crescimento acadêmico e profissional que, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, no ano de 2015 surgiu o projeto de extensão 10Envolver Capacidades. O referido projeto tem o seu foco principal direcionado para as administrações públicas dos dez municípios do estado de Minas Gerais com os menores Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em 2010, em um trabalho com atividades voltadas para a gestão pública e o fortalecimento de espaços de participação social. Considerando isso, este estudo tem como objetivo geral analisar a percepção de estudantes que participaram do projeto 10Envolver Capacidades e os sentidos atribuídos sobre a experiência extensionista vivenciada. Para contribuir com o alcance deste objetivo foi feita uma sistematização das ações do projeto, com base em documentos produzidos durante as edições. Além disso, quatro alunos e uma aluna que foram ao 10Envolver Capacidades participaram de uma dinâmica realizada no dia 3 de maio de 2019, apresentando uma carta na qual descreviam qual a mensagem para o projeto deixariam e como gostariam de vê-lo no futuro, com base nas experiências que vivenciaram. Esta "cápsula do tempo” foi aberta em 2021 e os depoimentos serão analisados.Item Falando sobre racismo: alguns apontamentos acerca das desigualdades raciais no Brasil(Editora da UFRGS/CEGOV, 2020) Lima, Luísa Filizzola Costa; Souza, Letícia Godinho de; Silva, Matheus Arcelo Fernandes; Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; Campanharo, Rafael FranciscoItem Nem acaso nem destino: as engrenagens das desigualdades e elementos para desmontá-las(Editora da UFRGS/CEGOV, 2020) Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; Ladeira, Carla Bronzo; Assis, Marcos Arcanjo de; Silva, Matheus Arcelo FernandesItem Preconceito maquiado: o racismo no mundo fashionista e da beleza(2016) Lage, Mariana Luísa da Costa; Perdigão, Denis Alves; Pena, Felipe Gouvêa; Silva, Matheus Arcelo FernandesNeste artigo, analisou-se discursos sobre o blackface no mundo fashionista e da beleza a partir da busca pela representatividade e pelo protagonismo negro, em contraponto a uma liberdade de expressão artística do profissional da área. Foi investigado um caso de blackface publicado pela empresa de cosméticos Avon em sua rede social. O corpus de análise constituiu-se por discursos presentes nos comentários registrados na referida publicação. Os dados foram categorizados e analisados com base na vertente da análise crítica do discurso teorizada por Dijk (2012). Evidenciou-se que as práticas racistas continuam disseminadas na sociedade e seu reconhecimento ainda é dificultado por sua naturalização. Também foi evidenciado que a percepção do blackface como arte ou prática racista não está diretamente relacionada à cor da pele de quem a analisa, mas à sua percepção cognitiva embasada na sua cultura, experiência de vida, capacidade crítica, conhecimento histórico, entre outros fatores.Item Relações raciais e histórias de vida: trabalhadores industriais negros em foco(2020) Silva, Matheus Arcelo Fernandes; Saraiva, Luiz Alex SilvaA construção das identidades negras no Brasil é marcada por uma série de lutas que influenciaram diretamente os avanços institucionais recentes em relação à temática, além de contribuírem para a desconstrução do mito da democracia racial. O objetivo deste artigo é compreender e analisar como se apresentam elementos relacionados às relações raciais nas histórias de vida de trabalhadores industriais negros. Para isso, é empreendido um debate sobre elementos que marcam a construção das identidades negras no Brasil, bem como sobre a ideia de democracia racial. A partir do método indutivo, os dados foram produzidos com base em histórias de vida, material trabalhado mediante a análise estruturalista do discurso, em especial no que diz respeito aos elementos sócio-históricos que permeiam os discursos. Os dados apresentam as relações raciais nas histórias de Leila e Clóvis, sujeitos da pesquisa, sendo a primeira marcada por uma posição política quanto à miscigenação, e o segundo por ter sido vítima de racismo. As principais conclusões sugerem que, mesmo com os avanços institucionais proporcionados pelos movimentos negros, conscientizar-se da sua negritude é o primeiro passo para que as pessoas negras possam ocupar, efetivamente, qualquer lugar que desejem na sociedade.Item Os sentidos das práticas de extensão universitária em um curso do campo de públicas(2022) Silva, Matheus Arcelo Fernandes; Oliveira, Beatrice Corrêa de; Ladeira, Carla BronzoO presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre os impactos da estruturação dos projetos de extensão na EG/FJP no processo formativo da graduação em Administração Pública. Para alcançar este objetivo, foi realizado um grupo focal com alunos e alunas CSAP, que se soma à observação cotidiana das ações desenvolvidas no âmbito da EG/FJP e sua recepção pelos estudantes. Marcam essas discussões as concepções de extensão adotadas, a forma como o conhecimento é construído no campo da Administração Pública bem como a dicotomia estruturante do debate sobre a extensão universitária, aquele que dissocia teoria e prática, inserindo a extensão no lugar da prática, complementar ao conhecimento adquirido na sala de aula. Verificou-se que de acordo com a natureza das atividades dos projetos e o público com o qual se interage há visões distintas sobre os aprendizados e contribuições das atividades de extensão no processo formativo. De certa forma, as ações que possuem uma contribuição mais instrumental no sentido da percepção direta de sua aplicação, são mais valorizadas, suscitando também o debate acerca da estrutura que hoje se apresenta nas Instituições de Ensino Superior, da prática das extensões servindo de base para o que é ensinado em sala de aula. Observou-se ainda que os projetos de extensão não apenas são marcados pelas trajetórias daqueles que os compõem, mas marcam suas histórias de vida acumulando aprendizados advindos da vivência e da observação. Essas são algumas das necessárias reflexões que serão desenvolvidas ao longo deste trabalho.