Navegando por Palavra-chave "Carreira"
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Item Análise dos fatores de mérito referentes às promoções de sargento do quadro de praças da Polícia Militar de Minas Gerais pelo critério de merecimento: 2009 2010(2011) Matos Júnior, Caiubi Fernandes de; Nazareth, JuarezO objetivo desta pesquisa é uma análise dos fatores de mérito referentes às promoções de Sargentos do QPPM, pelo critério de merecimento, nos anos 2009 e 2010. A questão da análise dos fatores de mérito na promoção de Sargentos tornou-se central para a Polícia Militar de Minas Gerais, tendo em vista a necessidade de ter-se um acesso à promoção, principalmente, de forma regular e equilibrada, pois envolve um grande número de militares que anualmente são candidatos a galgarem novas graduações por meio da ascensão na carreira. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva quantitativa e qualitativa. Primeiramente foi analisado, estatisticamente, o banco de dados existentes na Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (PRODEMGE) referente ao processo de promoção de Sargentos do Quadro de Praças da Polícia Militar (QPPM), pelo critério de merecimento, nos anos de 2009 e 2010, e posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários com cinco questões abertas aos membros da Comissão de Promoção de Praças (CPP) dos anos 2009 e 2010. Sobressai desta pesquisa conforme sugere o estudo estatístico, que em média os fatores de mérito nota meritória e elogio foram os que mais influenciaram nas diferenças das notas entre os grupos analisados e, por meio da pesquisa de campo, observa-se que há falta de critérios e padronização na concessão de elogio e nota meritória, o que tende a refletir na promoção dos Sargentos. Conclui-se que há necessidade de novos estudos para apresentar propostas quanto à aferição dessas recompensas na ficha de promoção, bem como propor uma revisão do processo de recompensas na Corporação.Item Avaliação de desempenho e sua relação com os processos de Gestão de Pessoas: um estudo de caso na EMBRAPA(2009) Franco, Maria Cristina de Melo; Lage, Esther LeopoldoEsta pesquisa buscou analisar as características do modelo de avaliação de desempenho utilizado em uma empresa pública de pesquisa e a sua relação com os processos de Carreira, Remuneração, Desenvolvimento e Desligamento. Para tanto, adotou-se abordagem qualitativa, sendo a pesquisa caracterizada como descritiva quanto aos fins e estudo de caso quanto aos meios. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados documentos internos, bem como entrevistas com a Coordenadora da Avaliação de Desempenho da Embrapa, o gestor de RH de uma unidade da empresa e empregados. Os resultados encontrados revelaram que os empregados entrevistados consideram o sistema como uma mera formalidade de promoção funcional. Já para a Coordenadora Geral, o resultado da avaliação de desempenho aplicada fornece informações gerenciais que auxiliam na definição de políticas e ações de desenvolvimento humano.Item A evasão dos administradores públicos em Minas Gerais(Fundação João Pinheiro, 2005-05-25) Cruz, Rútila Maria Soares Gazzinelli; Baracho, Maria Amarante Pastor; http://lattes.cnpq.br/9584293802460831; Menicucci, Telma Maria Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/8388652849956928; Ferreira, Afonso Henriques Borges; http://lattes.cnpq.br/9418155405635376Item Origem social e percurso: mérito e contingência entre egressos de um curso superior(2021) Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de Lima; Sousa, Rosânia Rodrigues de; Souza, Letícia Godinho de; Amorim, Marina Alves; Castilho, Vera ScarpelliA problemática das desigualdades educacionais evidencia a influência da origem social sobre aspectos que envolvem o acesso e a permanência dos estudantes no ensino superior e ao longo da trajetória profissional. Este artigo tem como objetivo analisar em que medida o Curso de Administração Pública (CSAP) da Fundação João Pinheiro (FJP) é atravessado pela reprodução da estrutura de classes, seja da perspectiva dos ingressantes, seja da perspectiva dos egressos, à luz do referencial teórico de Bourdieu e Lahire. Realizou-se uma análise quanti e qualitativa dos dados dos alunos egressos do Curso de Administração Pública da Fundação João Pinheiro. A abordagem quantitativa nos forneceu um perfil do grupo estudado, a partir da análise de variáveis relacionadas à origem de classe. Entrevistas foram utilizadas para entender os percursos específicos dos sujeitos entrevistados. Corroborando o que apontam estudos da sociologia da educação, verificou-se estatisticamente que a origem social impacta sobre as chances de acesso ao curso. Por outro lado, dentre os indivíduos oriundos das camadas populares, há aqueles que vencem a barreira do ingresso e constroem trajetórias de sucesso acadêmico e profissional. Assim, por meio de análise qualitativa, procurou-se vislumbrar os fatores que possibilitaram o acesso ao CSAP e a permanência na carreira. Percebeu-se a importância da socialização secundária, da bolsa de estudos assegurada pelo curso, da garantia do ingresso no serviço público prevista com a conclusão da graduação e da persistência.Item Repensando a carreira pública brasileira sob a perspectiva dos processos de transformações globais(2022) Castro, Marco Aurélio Amaral de; Oliveira, Kamila Pagel deOs processos de mudança organizacional estão se tornando cada vez mais comuns sob a óptica de estratégias, reestruturações ou tecnologias, sem levar em conta a mudança de relações que envolve o indivíduo com a organização, com a sociedade e consigo mesmo. Muitas pessoas estão valorizando menos os conceitos tradicionais como lealdade, autoridade, antiguidade ou promoção, de forma que o trabalho, a família,o autodesenvolvimento e a carreira possam receber atenção substancial. Este contexto coloca em evidência as particularidades da força de trabalho do serviço público federal brasileiro e a sua interrelação com o sistema de carreira,que foi adotado para esta classe de trabalhadores. Assim, o presente ensaio tem por objetivo adentrar no universo das teorias que exploram as características da carreira pública federal brasileira, com o intuito de defrontá-las com as teorias e tendências que abarcam a temática na atualidade. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de uma abordagem qualitativa,com natureza de ensaio teórico, em que se observou que existe um descompasso entre arealidade da carreira pública federal brasileira e a evolução das teorias que lidam com o tema.