Navegando por Palavra-chave "Clientelismo"
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Item A distribuição de subvenções sociais e o clientelismo na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais(Fundação João Pinheiro, 2006-11-09) Dias, Wladimir Rodrigues; Somarriba, Maria das Mercês Gomes; http://lattes.cnpq.br/3149829192330097; Carneiro, Ricardo; Dulci, Otávio SoaresThis paper deals with the incidence of clientelism in the Brazilian legislative system, by means of a case study on the social subsidies distributed by representatives working in the Minas Gerais State House of Representatives in the 90s. At that time, each state representative had at their disposal a certain amount of resources to apportion, following his own criteria and directing it to whomever they discerned, provided some legal limits were observed. In the study, theories on the clientelism issue were utilized and assumed in me condition of a cultural element that permeates social and political relations in Brazil. Also used by this study were the analytical background emanated by the new institutional theoretical vein that made itself present through public choice theories, notably in its contribution to legislative studies of a distributivist matrix, and the historical new mstitutionalism, from which the concept of path dependency was adopted, as well as other correlated theories. The theory of games was also utilized for the construction of a simple model depicting the influence that the apportioning of social subsidies had on the logic of legislature practices. The analysis of data concerning the distribution of subsidies, legislative production and electoral performance has allowed for the establishment of important conclusions about the role occupied by the distribution of patronage benefits, such as the legislature subsidies, in the political-legislative arena. Throughout that period, representatives presented a reduced number of legislative propositions aimed at common interests, whilst Governors tabulated elevated and stable figures regarding legislative performance. Once subsidies were extinct, it was noted that representatives started to legislate more often on subjects with social reach or of collective interest, that the Executive Branch bad difficulties performing in its legislative "fury", and that the lack of subsidies from the State House of Representatives, or of any analogous patronage means, represented a clear obstacle for the electoral performance of candidates. However, it was found that, even though it was interrupted in 1999, patronage found its ways back onto the political scene in 2003, by means of the creation of a new instrument, similar to its antecessor. The legacy left by the so-called rapture mat the House of Representatives underwent was me growth of the amount of legislative initiatives regarding matters of general interest.Item Recrutamento e seleção dos diretores regionais da SEDESE por meio do programa Transforma Minas: uma análise sobre a profissionalização(2021) Lopes, Thiago de Castro; Oliveira, Kamila Pagel de; Nicácio, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de Lima; Ladeira, Leonardo CarvalhoO presente estudo analisa como se dá o recrutamento e seleção de líderes no serviço público em Minas Gerais por meio do programa Transforma Minas, com foco na busca pela profissionalização. Para tanto, utiliza-se um estudo de caso do processo de recrutamento e seleção dos vinte e dois diretores regionais da Sedese, ocorrido a partir de 2019. Desde sua formação, o Brasil sofre com as consequências do clientelismo, de forma a existir uma dominação do espaço público pelas classes dominantes para interesses próprios. Este tipo de relação dificulta o atendimento dos interesses da população e que os princípios de equidade, moralidade, impessoalidade, dentre tantos outros sejam contemplados. Assim, a fim de combater tais mazelas, busca-se instaurar uma cultura de impessoalidade, por meio da profissionalização do serviço público, processo que guarda relação próxima com a área de recrutamento e seleção. Dessa maneira, o presente trabalho busca analisar os efeitos que o programa Transforma Minas causou na profissionalização do processo de recrutamento e seleção no serviço público mineiro. Para isto, recorre-se a uma revisão bibliográfica, utilizando-se tema relativo ao clientelismo, ao recrutamento e seleção de pessoas e à profissionalização do serviço público. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica, documental e de campo, por meio de questionários e entrevistas com gestores estratégicos e diretores que passaram pelo programa. De acordo com a percepção dos respondentes e entrevistados, observase que a fase de recrutamento do processo foi, de forma geral, democrática e de fácil inscrição para os interessados. Entretanto, ressalta-se dificuldades com o sistema utilizado que prejudicaram sua realização da maneira ideal. Quanto a fase de seleção, nota-se que os critérios utilizados e as fases do processo foram, em sua maior parte, meritocráticos, impessoais e profissionais. Porém, vale ressaltar a existência ainda de influências de cunho personalista em determinadas fases do processo, indicando pontos de melhorias, que necessitam de atenção. Em suma, o programa Transforma Minas representa grande avanço no que tange à profissionalização do recrutamento e seleção de líderes no serviço público em Minas Gerais, mas ainda necessita de aprimoramentos para cumprir completamente seus objetivos.Item A reedição de práticas clientelistas no semiárido mineiro: o programa Água para Todos(2016) Almeida, André Guimarães; Maia, Denise Helena França Marques; Vale, Renato; Souza, Luíza de Marilac deEste estudo tem como finalidade a análise do Programa Água Para Todos, do Governo do Estado de Minas Gerais. Buscou-se verificar se o programa representa uma ruptura ou uma continuidade na forma pela qual se tem historicamente conduzido as políticas públicas voltadas para a questão da água no semiárido, notadamente marcada pela presença de práticas clientelistas que, se não amenizam, perpetuam os problemas sociais enfrentados pela população residente na região, especialmente na zona rural. Para isso, foram analisadas reportagens de jornais que abordavam o programa, segundo a ótica da Análise do Discurso, verificando nos discursos as perspectivas assumidas em relação ao programa por parte tanto dos beneficiários como de políticos. Verificou-se que o programa promove uma reedição do clientelismo no âmbito das políticas direcionadas ao semiárido. Apesar da alteração nas propostas de intervenção, à luz do novo paradigma de convivência com a seca, a concessão dos benefícios ainda é utilizada como moeda de troca para a obtenção de capital político no poder local.