Navegando por Palavra-chave "Custos"
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Item Implantação do sistema de custos hospitalares em hospitais públicos: um estudo de caso da rede FHEMIG e o SIGH - Custos(2010) Alemão, Márcia Mascarenhas; Gonçalves, Márcio AugustoEste relatório apresenta os resultados obtidos quanto ao projeto que concretizou a implantação do Sistema de Gestão de Custos Hospitalares – SIGH-Custos na Fundação Hospitalar de Minas Gerais - FHEMIG. Este sistema foi inovador na medida em que claramente vinculou os eixos e perspectivas do Mapa Estratégico às operações da Rede dando, enfim, os subsídios necessários para um efetivo trabalho integrado ao longo de toda a estrutura administrativa. O SIGH-Custos baseou-se em uma metodologia consistente e foi implantado de forma sistemática e padronizado em todas as 21 Unidades Assistenciais - UA. Além disso, deve-se ressaltar o desenvolvimento do software customizado e a sua efetiva implantação a partir das necessidades decisoriais dos gestores. O trabalho, como um todo, está fundamentado no Item 6 da Agenda Setorial: “Aprimorar o sistema de controle de custos dos hospitais da FHEMIG”. Portanto, este relatório apresenta um estudo aprofundado deste projeto que está em consonância e integra o Mapa Estratégico da FHEMIG ao da Secretaria de Estado da Saúde - SES e, conseqüentemente, do Governo do Estado de Minas Gerais. Assim, este relatório apresenta o resultado do estudo das fases de concepção, implantação e desenvolvimento do SIGH-Custos visando, desde a sustentação dos objetivos estratégicos da SES até os benefícios diretos aos pacientes atendidos, ou seja, cidadãos, usuários finais dos serviços prestados pela Rede FHEMIG.Item Sistema de custo para a administração pública: ferramenta no processo de tomada de decisão - uma proposta para a SEPLAG/MG(Fundação João Pinheiro, 2008-05-20) Duarte, Cláudia Martins; Ferreira, Afonso Henriques Borges; http://lattes.cnpq.br/9418155405635376; Dufloth, Simone Cristina; http://lattes.cnpq.br/6166815079725368; Ckagnazaroff, Ivan Beck; http://lattes.cnpq.br/6536172803067886Item Viabilidade da homologação de oficina para manutenção até 150 horas dos helicópteros do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)(2018) Dias, Fabio Alves; Rodrigues, Alexandre GomesO Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) utiliza em suas operações aeronaves para exercício da sua missão constitucional. Com a expansão operacional, torna-se necessário gerenciar de forma efetiva as manutenções dos helicópteros objetivando reduzir custos com mão de obra e aumento da disponibilidade das máquinas. O modelo adotado atualmente é misto, onde a empresa contratada realiza a maioria das inspeções necessárias para manter a aeronavegabilidade dos helicópteros, cabendo aos bombeiros as inspeções diárias e a fiscalização do contrato terceirizado. Estes bombeiros militares possuem experiência mínima requerida para obtenção dos certificados de habilitação técnica, e da prerrogativa de mecânico de manutenção aeronáutica, expedidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), mediante exames de verificação, possibilitando ao CBMMG buscar autonomia na gestão de parte da manutenção por meio da certificação de organização de manutenção, conforme a legislação pertinente. Foi necessária a comparação do modelo atual com o modelo que se propõe. Para tanto, foi estabelecido que a grandeza de referência seriam os custos com homem-hora, utilizado no contrato de serviços. Nesta comparação, foi apurada uma redução de 21%, podendo aumentar tal porcentagem, com as manutenções corretivas que não são previsíveis e operacionalização dos novos helicópteros. Quanto à capacidade de certificação do CBMMG, foi percebido que a dependência do fator humano é decisiva para a consolidação da proposta. Os custos com o nivelamento da qualificação devem ser considerados como imprescindíveis, já que a responsabilidade pelos serviços e suas consequências são vinculadas ao pessoal responsável. Neste sentido, foi verificado ser viável ao CBMMG a homologação de oficina de manutenção aeronáutica para os helicópteros, com redução de custos de médio em longo prazo do tempo e possível melhoria na disponibilidade das aeronaves.