Navegando por Palavra-chave "Desigualdades Regionais"
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Item Desigualdade regional em Minas Gerais: formação histórica e configuração contemporâneas(2016) Evangelista, Vinícius Eustáquio; Rodrigues, Roberto do Nascimento; Guimarães, Cláudia Júlia; Souza, Carla Cristina Aguilar deO problema das desigualdades regionais é uma característica forte do território mineiro. Parte dessa situação guarda relação com o processo de formação regional do estado. Por isso, o foco deste trabalho foi estudar alguns dos principais fatores que influenciaram nessa construção histórica. A partir disso, buscamos discutir como as desigualdades regionais podem ser percebidas no período recente. Relativamente à conclusão a que chegamos, percebemos que em Minas Gerais há um clara divisão em nível socioeconômico entre a parte norte e sul do estado, sendo que esta apresenta melhores indicadores. E para fazer frente a essa situação é imprescindível um grande esforço por parte do poder público.Item Panorama da educação especial por superintendências regionais de ensino durante os anos de 2010, 2014 e 2018 no estado de Minas Gerais: acesso e recursos(2019) Ribeiro, Diana Coelho; Riani, Juliana de Lucena Ruas; Shikida, Aparecida Maciel da Silva; Assis, Marcos Arcanjo deO convívio com pessoas com deficiência esteve sempre presente na história da humanidade. Seja na forma de tratamento segregador da Idade Média até a existência de manicômios e hospitais psiquiátricos, aos dias atuais de luta crescente pela inclusão e acesso à educação de forma democrática e igualitária às pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Houve muitos avanços em relação à oferta da Educação Especial no Brasil, desde a época imperial e em desdobramento, em Minas Gerais, mas ainda há muito em que se avançar. Esse presente trabalho realiza um panorama da Educação Especial em Minas Gerais e por Superintendências Regionais de Ensino, nos anos de 2010, 2014 e 2018, a fim de se analisar se as desigualdades regionais mineiras, presentes em várias dimensões socioeconômicas, também se verificam nas diretrizes da Educação Especial para a oferta de um ensino público mais inclusivo e democrático.