Navegando por Palavra-chave "Escola"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Os desafios da relação dos adolescentes em conflito com a lei e a escola: um olhar sob a perspectiva da semiliberdade em Belo Horizonte.(2017) Lafaete, Danielle Xavier; Ladeira, Carla Bronzo; Marinho, Karina Rabelo Leite; Soares, Helena Teixeira MagalhãesEsta monografia busca realizar um diagnóstico das condições, desafios e possibilidades do processo educativo dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade em Belo Horizonte. Primeiramente, apresenta-se a bibliografia sobre os assuntos relativos à adolescência, às medidas socioeducativas e à escola. Em seguida, apresenta-se o perfil dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade em Minas Gerais. Posteriormente, apresenta-se a análise das rodas de conversa e das entrevistas realizadas com os atores envolvidos no processo educativo, incluindo as percepções dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade. As entrevistas aconteceram em duas escolas municipais com a colaboração de cinco professores e também em seis casas de semiliberdade com a colaboração de seis pedagogos e dez adolescentes. Por fim, as considerações finais deste trabalho, que dizem respeito sobre algumas estratégias que poderiam contribuir para estabelecer maior vínculo dos adolescentes com as escolas, ampliando a efetividade da garantia de direitos para jovens em conflito com a lei.Item Os estudos dos aportes de capitais familiares e a trajetória educacional, Pós-Ensino Médio dos egressos da Escola Municipal Professora Maria Mazarello(Fundação João Pinheiro, 2008) Pinto, Luiz Alberto de Souza Ferreira; Costa, Bruno Lazzarotti Diniz; http://lattes.cnpq.br/2084604177044476; Carneiro, Carla Bronzo Ladeira; http://lattes.cnpq.br/2040877413046909; Ckagnazaroff, Ivan Beck; http://lattes.cnpq.br/6536172803067886Este trabalho tem a intenção de estudar o acesso ao ensino superior dos egressos do ensino médio, dos anos de 2004 e 2005, da Escola Municipal Professora Maria Mazarello , identificando se os capitais familiares foram determinantes, na trajetória daqueles que obtiveram aprovação no vestibular, se comparados com os capitais familiares dos demais egressos. Para tal intento esta Dissertação foi dividida nas seguintes partes: introdução, metodologia, no referencial teórico e este subdividido em três subseções, na contextualização do campo de pesquisa, na análise da pesquisa, nas conclusões, nas referências bibliográficas e no apêndice. A introdução faz uma síntese apresentativa de toda a Dissertação. A Metodologia revela que este trabalho focou principalmente numa pesquisa de egressos utilizando-se de um survey para realizar um estudo de caso. Já na primeira subseção do referencial teórico, sobre os capitais familiares, é discutida a teorização e atuação de cada capital no meio familiar, suas particularidades e suas articulações, como favorecedores de sucesso e longevidade escolar. Na subseção seguinte é discutido porque, para as camadas populares, a trajetória educacional e a longevidade acadêmica podem ser percursos muito diferenciados. É discutido ainda o quanto faz diferença, a autodeterminação do próprio estudante, as estratégias familiares e o apoio externo ao lar. Na última subseção do referencial teórico o ensino superior no Brasil: histórico, problemas e desafios alguns dos principais aspectos do ensino superior no País serão problematizados, como o acesso e permanência ao ensino superior, políticas governamentais de ingresso a este nível de ensino. Na seção: A Contextualização do Campo de Pesquisa, além de se situar (O Campo de Pesquisa), é também colocado um breve esboço sobre o ensino médio no Brasil e sobre o ensino médio noturno, como também é analisado o perfil dos egressos do ensino médio noturno, da E. M. Profª. Maria Mazarello, nos anos de 2004 e 2005. Na seção empírica, as perguntas e a hipótese norteiam a análise da mesma. Nela a pesquisa foi realizada por um survey, dividido pelo levantamento de dados, pela aplicação de um questionário auto-aplicável de pesquisa, pela análise da pesquisa desdobrada pela confrontação dos capitais apurados, entre os três grupos pesquisados (todos os respondentes = amostra total - os ingressantes ao ensino superior e os aprovados no vestibular e não ingressantes ao ensino superior = as duas sub-amostras). Como principal instrumento de mensuração foram criadas tabelas de associação entre prestar vestibular, ser aprovado no vestibular e as variáveis mais recorrentes na literatura sobre capitais familiares. E também tabelas de comparação dos fatores quantitativos dos capitais. Nesta pesquisa também foram realizadas entrevistas, com os professores da escola pesquisada e foram confrontados os rendimentos escolares, dos três grupos pesquisados. Na conclusão o diálogo entre a teoria e a pesquisa é retomado. E é reafirmado o que a literatura sinaliza sobre os três capitais familiares analisados, detalhando como eles são determinantes, nas trajetórias educacionais e na longevidade acadêmica. O apêndice guarda informações complementares sobre: o questionário auto-aplicável de pesquisa de egressos com gráficos; o roteiro de entrevistas com os professores; o roteiro de entrevista com a coordenadora pedagógica; a descrição das entrevistas; as tabelas de comparação dos fatores quantitativos dos capitais; o rendimento escolar, quadro A: cursos pré-vestibular comunitários, renda per capita.Item Influência dos fatores internos das escolas estaduais de Minas Gerais no IDEB do ensino médio: análise das escolas da região central de Ribeirão das Neves(2023) Schitino, Bruno Rodrigues Silva; Saraiva, Ágnez de Lélis; Saraiva, Ágnez de LélisEsta pesquisa procura analisar quais os fatores internos influenciam nos resultados escolares do ensino médio medidos pelo IDEB, baseado nas escolas estaduais da região central de Ribeirão das Neves. A natureza da pesquisa é qualitativa, com aspectos descritivos através de pesquisa bibliográfica, tratando-se de um estudo de caso. Os seus objetivos foram identificar em que grau os fatores internos das escolas analisadas influenciam no seu desempenho medido pelo IDEB, em especial os relacionados à gestão escolar ser democrática e estimuladora de atividades interdisciplinares, à complexidade escolar e ao espaço dado à participação dos pais e da comunidade escolar nas decisões internas. Como estratégia metodológica escolheu-se uma cidade que propiciasse um quadro comparativo entre escolas, onde o índice de Gini fosse o menor possível a fim de neutralizar o fator socioeconômico e, dentro da cidade escolhida, as escolas estivessem em um território relativamente isolado. Apresentou-se um breve histórico da política educacional brasileira, também elucidando quais são os fatores externos atrelados aos desempenhos estudantis, discorrendo posteriormente sobre os aspectos do ambiente interno das instituições escolares mais relevantes para a literatura. Aplicou-se um questionário para diretores e professores, onde foram avaliados diversos fatores internos como os mais influentes nos resultados escolares, especialmente os ligados à gestão escolar. Os resultados demonstram que a maneira como os gestores escolares se posicionam quanto à participação da comunidade escolar, bem como as práticas pedagógicas adotadas, exercem bastante influência no ambiente, podendo potencializar ou neutralizar aspectos adversos ou favoráveis aos resultados. A complexidade escolar exerce influência na forma de gerir a escola, no entanto, a gestão pautada no diálogo é o principal fator de influência nos resultados escolares.