Navegando por Palavra-chave "Marketing público"
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Item Estudo do grau de conhecimento pela população de Lavras/MG do número de emergência 193 e das formas de divulgação utilizadas(2020) Barbosa, Silvio Alves; Silva, Ana Eliza Ferreira Alvim da; Paula, Giancarlo Augusto de; Shikida, Aparecida Maciel da SilvaOs serviços públicos de urgência e emergência prestados mediante comparecimento de profissionais de saúde e segurança são acionados por meio telefônico, de modo que o acesso a esses serviços requer o conhecimento do número de emergência do órgão responsável pelo atendimento. O objetivo deste trabalho foi investigar o grau de conhecimento, pela população adulta de Lavras/MG, do número de telefone do serviço de emergência do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, bem como verificar se essa população se lembra de ter tido contato com a divulgação desse número, de forma a verificar se há correlação entre a memória sobre campanhas e o conhecimento do número. Além disso, foram levantadas as formas de propaganda de massa utilizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Os fundamentos teóricos utilizados apoiaram-se nas reflexões sobre marketing público e publicidade e propaganda, a fim de subsidiar análises sobre a importância da divulgação do número de emergência e estratégias que devem ser consideradas. Por meio de entrevista estruturada com 271 pessoas, os resultados apontaram para a necessidade de ampliação das estratégias de comunicação que permitam elevar o grau de conhecimento do número de emergência, visto que quase 30% dos entrevistados desconhecem o número, e quase 70% afirmam ter visto ou ouvido divulgação por meio de propagandas. Diferenças no grau de conhecimento do número foram identificadas de acordo com o perfil sociodemográfico dos participantes. A análise também demonstrou a necessidade de se avaliar a segmentação das estratégias de divulgação, com especial atenção aos idosos e ao público de menor escolaridade, cujo grau de conhecimento é inferior à média apurada.