Navegando por Palavra-chave "Pessoas com deficiência"
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Item Configurações locais da rede socioassistencial do SUAS para a proteção social de pessoas com deficiência e suas famílias: olhares a partir dos Centros-Dia de referência na região Nordeste do Brasil(Open Access Publications Ltda, 2017) Santana, Joseane Santos; Araújo, Edgilson TavaresEste trabalho teve como objetivo analisar as configurações locais da rede socioassistencial Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para proteção social de pessoas com deficiência e suas famílias, atendidas em Centros-Dia implementados nas capitais do Nordeste do Brasil. Dos nove Centros-dia previstos para implementação nesta região, foram analisados os cinco implementados entre 2012 e 2015. Trata-se de um estudo com metodologia qualitativa, com aplicação de um instrumento inspirado em Bulhosa (2015), que previa desenhos das representações das percepções dos técnicos e gestores dos serviços sobre as configurações da rede em torno do Centro-Dia, identificando os fluxos de oferta e demanda de atendimentos e acompanhamentos. De modo complementar, utilizaram-se dados secundários de entrevistas e grupos focais realizados numa pesquisa avaliativa sobre a implementação destes serviços, realizada anteriormente.O Centro-Dia é assumido como o mais novo instrumento de políticas públicas do Suas, buscando-se assim compreender como é idealizada/definida a rede em que este foi inserido (discurso explícito) e como vem sendo vivenciada e implementada na prática (discurso implícito) (Lascoumes&Le Galès, 2007, 2012). Os principais resultados apontam para múltiplos desenhos da Rede Suas em torno dos cinco Centros-dia pesquisados, com diferentes números de instituições e tipos de relação (oferta-demanda; frágil-forte), confirmando que, apesar do sistema ser único, este não é uniforme, operando serviços e articulações em rede, de modo ainda fragilizadas. Tal fragilidade é demonstrada pelas variadas capacidades técnica, política e de financiamento em cada contexto local. Tanto nas articulações intrassetoriais entre os Centros-dia com os demais equipamentos do SUAS, como as intersetoriais com outras políticas públicas, principalmente, saúde e educação, percebe-se frágil articulação.Item Inclusão de pessoas com deficiência: a perspectiva da área de Recursos Humanos(UFSC, 2023) Sarsur, Amyra Moyzes; Nunes, Simone; Silva, Júlio Fernando da; Amorim, WilsonA pesquisa emerge da constatação da escassez de estudos sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Mesmo sendo objeto de um conjunto de legislações, da Agenda 2030/ONU e de recomendações internacionais das quais o Brasil é signatário, este grupo continua obtendo pouca atenção das empresas, academia e sociedade. Seu objetivo é analisar as respostas de áreas de Recursos Humanos (RH) em organizações sobre políticas e práticas voltadas à diversidade e inclusão de pessoas com deficiência, em 23 empresas no Estado de Minas Gerais, dentre as 150 que compõem o banco de dados das Melhores Empresas para Você Trabalhar (2019). A abordagem adotada é quali-quanti, utilizando também a descrição qualitativa das práticas de gestão. O que se constata é que, se de um lado há uma preocupação das organizações em mostrarem-se ativas no processo de inclusão e cumprimento da Lei de Cotas, de outro lado ainda há uma linguagem e atuação marcadas pela concepção tradicional da pessoa com deficiência.Item Inclusão escolar no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais/Argentino Madeira: educação inclusiva na percepção dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental(2013-04-03) Salema, Tânia Augusta da Silva; Leite, Maria Ruth Siffert Diniz TeixeiraO objetivo desta pesquisa é uma análise sobre a educação inclusiva na percepção dos professores regentes das séries iniciais do ensino fundamental do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais/ unidade Argentino Madeira, em Belo Horizonte, no ano de 2012. A educação inclusiva é garantida por lei e a inserção dos alunos deficientes nas escolas regulares tornou-se uma realidade atual nos colégios da Polícia Militar de Minas Geais (PMMG), aflorando uma necessidade emergentede uma nova organização escolar e de um novo perfil do professor, exigindo o rompimento com os velhos paradigmas de uma educação padronizada com turmas homogêneas. Trata-se de uma pesquisa do tipo exporatória para a qual foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários, em uma amostra composta pelos professores regentes das séries iniciais do ensino fundamental, por entrevistas realizadas com os gestores e professores de apoio pedagógico. Sobressai-se desta pesquisa que os professores regentes das séries iniciais do ensino fundamental do Colégio Tiradentes/Argentino Madeira encontram-se despreparados para atuarem com os alunos deficientes em sala de aula. Conclui-se que a preparação e capacitação dos docentes são fundamentais para o ensino-aprendizagem dos alunos em uma escola inclusiva plena.