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Item Análise do sistema nacional de defesa civil em relação aos órgãos setoriais e de apoio na capital mineira(2010) Nascimento, Rodrigo Piassi do; Alves, Alexandre LucasO presente estudo analisa o Sistema Nacional de Defesa Civil a partir dos órgãos setoriais e de apoio que o integram na capital mineira. Faz relação com as principais bases teóricas da administração e dos sistemas e utiliza a doutrina nacional de defesa civil para estruturar o modelo de gestão de desastres encontrado em Belo Horizonte. Identifica os órgãos com maior vocação para as atividades de defesa e proteção civil e busca mostrar, a partir do cenário de riscos que envolve essa cidade, a importância da interação entre eles e os gestores do Sistema. Evidencia os referenciais que podem determinar a relação dos setores da administração pública e privada com as ações de socorro e proteção da população, através da análise da cultura interna dos órgãos, da capacitação de seus agentes, estruturas e processos de produção, gestão do orçamento e inclinação setorial, mantendo na integração sistêmica entre os órgãos seu principal foco de pesquisa.Item Gestão estratégica da informação e inovações em políticas públicas: estudo aplicado à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG)(2019) Ruas, Ângelo Viegas de Carvalho; Dufloth, Simone Cristina; Assis, Marcos Arcanjo deA presente pesquisa investigou a contribuição da Gestão Estratégica da Informação na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a partir dos seus Sistemas de Informações Educacionais, que culminou com a iniciativa de implantação do Núcleo de Gestão da Informação (NGI) como modelo de gestão e inovação para a referida organização pública. Para tanto, apresentam-se algumas definições sobre os Sistemas de Informações Gerenciais e suas estratégias de aplicações, que direcionadas aos gestores da organização, tomam decisões adequadas em tempo hábil e elaboram diretrizes claras e bem definidas, das quais resultam em maior e melhor produtividade de informações voltadas para uma educação de qualidade. Considerando o interesse em compreender o processo de Gestão Estratégica da Informação no referido órgão público, optou-se pelo método de estudo de caso e utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista com gestor e a análise documental se baseou na consulta de legislações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), além de um estudo sobre os planos de trabalhos do Núcleo de Gestão da Informação (NGI). Os resultados revelaram que, embora os gestores compreendam a contribuição da Gestão Estratégica da Informação para os trabalhos desenvolvidos, variáveis como a cultura organizacional e os sistemas de informações cujas bases de dados ainda não se encontram integradas, interferem diretamente na sua eficácia.