Navegando por Palavra-chave "Uaitec"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Relações de governança em políticas públicas: uma análise da rede Uaitec(2019) Almeida, Giullia Mendes Carvalho de; Oliveira, Kamila Pagel de; Pfeffer, Renato Somberg; Saraiva, Ágnez de LélisA Rede Uaitec é um projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) que conta com mais de 100 unidades dispersas pelo território de Minas Gerais. Seus objetivos são qualificação profissional, inclusão digital e realização de videoconferências para toda a população, e sua gestão conta com a atuação de bolsistas como seus gestores diretos e Entidades Gestoras, parceiras da Sede na manutenção física dos equipamentos. Dada a diversidade de atores envolvidos num projeto de grandes dimensões, optou-se por analisá-lo pela ótica da governança, buscando compreender como são efetivadas as relações entre tais atores. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, para o qual foram selecionadas três unidades com entidades gestoras de diferentes perfis. Além de entrevistas com cinco profissionais das unidades selecionadas, foram aplicados questionários a representantes de todas as unidades, e foi ainda realizada pesquisa documental sobre a Rede Uaitec, buscando seu histórico e mais informações sobre as ações desenvolvidas nas unidades. Contou-se também com a observação participante, uma vez que a autora do presente trabalho atuou como estagiária no setor de gestão das Uaitecs. A partir das informações levantadas, foi possível concluir que ainda que haja uma coesão entre a percepção dos gestores diretos das unidades sobre seus objetivos, ainda são necessárias diretrizes e uma atuação mais direta da Sede no sentido de coordenar efetivamente a relação entre os atores. Constatou-se que as ações realizadas nas unidades dependem consideravelmente da iniciativa de seus atores na ponta: os bolsistas e as Entidades Gestoras, e que não há incentivos à tal atuação, e tampouco formalização dessas atribuições por parte da Sede.