[1] PRODUÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA FJP
URI Permanente desta comunidade
Produção acadêmica e científica dos pesquisadores, professores e colaboradores da Fundação João Pinheiro.
Navegar
Navegando [1] PRODUÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA FJP por Assunto "Administração"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A Teoria da Resposta ao Item: possíveis contribuições aos estudos em marketing(2011) Pereira, Danielle Ramos de Miranda; Pinto, Marcelo de RezendeA constatação da ampla utilização de escalas multidimensionais por parte dos pesquisadores da área de marketing motivou a elaboração de um artigo com o propósito de discutir a aplicação da Teoria da Resposta ao Item (TRI), bem como apresentar a essa área um método que tem se mostrado bastante eficaz na estimação de construtos comportamentais. Sendo assim, o artigo apresenta uma discussão sobre a TRI, ressaltando seus avanços em relação à Teoria Clássica do Teste (TCT) e suas aplicações tradicionais no campo da psicometria e da avaliação educacional. Para verificar sua aplicabilidade nos estudos de marketing, julgou-se adequado conduzir uma aplicação prática da TRI em um estudo envolvendo uma escala já bastante utilizada pelos pesquisadores – a de orientação de mercado (Escala MkTor) proposta por Narver e Slater (1990). Os resultados da aplicação demonstraram que, embora o modelo da TRI proposto possa ser considerado satisfatório para a aplicação no contexto da Orientação para o Mercado, existem muitos desafios a serem enfrentados por novos estudos como a construção de uma escala com interpretação prática, indicando o que significa para uma empresa possuir um nível de maturidade associado a um determinado construto. As considerações finais ressaltam que a grande contribuição do artigo aos estudos em marketing é a apresentação de um método alternativo para estimar de forma mais apurada os construtos e avaliar a qualidade dos itens das escalas.